Palestra da Pró-Memória aborda maneirismo, barroco e rococó na Itália

717 0

Da Redação – Na próxima quinta-feira (12), às 19h, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promoverá a palestra O Maneirismo, Barroco e Rococó na Itália: poéticas do anticlássico, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula).

Após abordar o florescimento das artes visuais da antiguidade e o período da Renascença, o encontro falará sobre as poéticas artísticas do maneirismo e do barroco, entendidas como oposição ao classicismo da última geração do Renascimento italiano. O maneirismo entrou na história da arte visto como um período de decadência criativa após o majestoso e prolífico período da produção artística.

A poética artística que sucede o maneirismo também é um movimento de ruptura com o Renascimento, chamada pelos críticos de arte do século 18 de barroco. Esta manifestação é encontrada, com maior intensidade, nas cidades de influência da Igreja Católica. Já o rococó, é um estilo artístico e arquitetônico caracterizado pela leveza, graça, alegria e intimidade, que surgiu na França, por volta de 1700, e difundiu-se por toda a Europa no século 18.

Colaboradora da Fundação Pró-Memória, a palestrante Mariana Zenaro é jornalista e historiadora. Pós-graduada pelo MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas, é pós-graduanda em Arte: crítica e curadoria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). As inscrições para a palestra já estão abertas e podem ser realizadas pelo email eventos@fpm.org.br ou pelo telefone 4223-4780. São oferecidas 70 vagas. A participação é livre e gratuita.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Palestra da Pró-Memória aborda maneirismo, barroco e rococó na Itália"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *