Paleontólogo estimula curiosidade científica em escola municipal de São Caetano

854 0

Da Redação – Um grupo de alunos dos 3os anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Benedito Paulo Alves de Souza, de São Caetano, participou de uma atividade científica muito interessante nesta segunda-feira (21/9). As crianças acompanharam na escola uma palestra com o paleontólogo Bruno Gonçalves Augusta, puderam mexer em fósseis de milhões de anos e ainda colocaram a mão na massa ao produzir, com argila, réplicas de ossos fossilizados.

A atividade faz parte de um projeto de Ciências da escola sobre dinossauros. Os estudantes inicialmente buscaram informações sobre os animais, assistiram ao filme Jurassic Park e formularam perguntas para o especialista, todas elas respondidas depois de sua palestra. Na conversa com as crianças, Bruno Gonçalves Augusta explicou o trabalho de um paleontólogo e mostrou fotos de escavações das quais fez parte em diversos pontos do Brasil.

“Este trabalho de divulgação científica com as crianças é o que mais gosto de fazer. Elas já são fascinadas por dinossauros, o que se torna uma porta de entrada para conhecerem um pouco mais o mundo das Ciências. Não digo que algum destes estudantes vá se tornar paleontólogo, mas busco mostrar para eles que cada um pode ser o que quiser no futuro, desde que se esforce bastante nos estudos. Eles poderão ser químicos, engenheiros ou médicos”, destacou Bruno Gonçalves Augusta.

O paleontólogo, que falou com as crianças sobre ossos de dinossauro encontrados no Brasil, apresentou fósseis de verdade para os jovens – alguns com incríveis 110 milhões de anos, como um peixe fossilizado retirado de uma escavação no Ceará. “As crianças conhecem os dinossauros que aparecem nos filmes, que tinham como habitat a América do Norte e a Europa. Busco mostrar a eles que muitas espécies diferentes viveram também aqui, no Brasil”, explicou.

Os alunos da EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza puderam tocar nos fósseis e avaliaram cada peça com grande interesse. Depois, com argila, as crianças fabricaram réplicas dos objetos. “As crianças são apaixonadas por dinossauros, por isso o pessoal do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns nos indicou o paleontólogo para falar com elas, mostrando a parte prática de sua profissão. Isso é ótimo para estimular o aprendizado de Ciências”, avaliou a diretora da escola, Priscila Leone Colli.

A coordenadora pedagógica da EMEF, Neide Soledade, informou que agora as crianças vão produzir trabalhos sobre espécies de dinossauros. O material levantado pelos estudantes vai se tornar um livro de divulgação científica da escola. “Nossa ideia com isso é levar as crianças além do senso comum, para que elas tenham conhecimentos científicos sobre um assunto que desperta tanto interesse”, concluiu.

Participam do projeto sobre dinossauros as professoras Janaína Dutra Gonzalez, Nataly Reis e Adriana Gomes Gil. A escola municipal Dom Benedito Paulo Alves de Souza está localizada no Bairro Santa Paula e atende 389 alunos em período integral, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Total 4 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Paleontólogo estimula curiosidade científica em escola municipal de São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *