Ouvidoria de Santo André apresenta planejamento para 2019

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Entre as medidas estão a modernização do modelo de Ouvidoria Itinerante e atualização da legislação que regulamenta funcionamento do órgão

Texto: Caroline Terzi – Foto: Alex Cavanha/PSA

Da Redação – A Ouvidoria de Santo André realizou planejamento das ações para o ano de 2019, visando a melhoria do serviço oferecido aos munícipes. Entre as medidas estão mudanças que têm o objetivo de aperfeiçoar o modelo de Ouvidoria Itinerante, iniciativa que leva a diversas regiões da cidade atendimento completo, com orientações, encaminhamentos e aberturas de processos.

No horizonte da gestão da Ouvidoria está também atualização da legislação que regulamenta o funcionamento do órgão. “A legislação deverá ser atualizada e nossos trabalhos ficarão mais próximos da sociedade, buscando atuar junto às secretarias com a qualidade do serviço público municipal, afinal em 2019 comemoraremos 20 anos da Ouvidoria”, destaca a ouvidora Oswana Fameli, que assumiu há 10 meses o cargo para o biênio 2018-2020.

Balanço trimestral – A Ouvidoria de Santo André realizou mais de 2 mil atendimentos no último trimestre do ano passado, de acordo com levantamento feito pelo órgão. Do total de solicitações, 73% foram realizadas via e-mail; 75% diretamente na sede da Ouvidoria; e 29% a partir das ações itinerantes do órgão. Entre os assuntos solicitados estão remoção de árvores, serviços relacionados à fiscalização de obras particulares, sinalização de trânsito, transporte, saúde, entre outros.

Ouvidoria – A Ouvidoria é um órgão independente, que tem autonomia para mediar a relação entre o poder público e sociedade em busca da solução de qualquer problema ou irregularidade na realização de obras e serviços. Disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante.

Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado. Há plantões periódicos nos Postos SIM da Prefeitura, Paranapiacaba e Parque Andreense, além de visitas em ações sociais por toda a região.

Criada pela Lei nº 7.877 de 30 de agosto de 1999, a Ouvidoria tem como principal objetivo contribuir para a excelência dos serviços prestados pela administração municipal em seus múltiplos setores, além de defender, gratuitamente, os direitos dos moradores nos casos em que problemas relacionados a obras e serviços prestados pela Prefeitura não tenham sido atendidos.

A Ouvidoria fica na rua Dona Elisa Fláquer, 37, no Centro de Santo André.

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