Outubro Rosa de São Bernardo intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

763 0

Da Redação – O Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, será celebrado em São Bernardo com diversas atividades. As principais ações envolvem uma caminhada pelas ruas do Centro e o agendamento de mamografias nas  Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A programação, organizada pela Prefeitura, conta com o apoio da ONG Recomeçar é Possível e a adesão de comerciantes da Avenida Kennedy e do Mercado Municipal Rudge Ramos.

No dia 17 de outubro, a partir das 9h, será realizada caminhada de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, que seguirá pela Rua Marechal Deodoro, no Centro, com saída da Praça da Matriz. Esse evento será realizado em parceria com a ONG Recomeçar é Possível, grupo de apoio às mulheres mastectomizadas do município.

No dia 24, das 8h às 17h, haverá a campanha de prevenção do câncer de mama, quando as 34 UBSs do município estarão abertas exclusivamente para realizar a coleta de papanicolau (exame preventivo do câncer de colo de útero) e para orientações e agendamento de mamografias para as mulheres com mais de 50 anos, com histórico familiar da doença ou que apresentem suspeitas de nódulos no seio.

Fará parte da programação no Hospital Anchieta, que terá início no dia 26 e se estenderá até 29 de outubro, palestras, oficinas de artesanato, contação de histórias e apresentação de coral, voltadas aos trabalhadores do hospital e a pacientes. As oficinas de artesanato serão realizadas em parceria com a ONG Recomeçar é Possível.

Comerciantes da Avenida Kennedy e do Mercado Municipal Rudge Ramos vão apoiar a campanha. Eles vão distribuir material educativo da Secretaria de Saúde em seus estabelecimentos e os funcionários usarão laços cor de rosa nos uniformes.

Além dessas iniciativas, ao longo do mês serão realizadas orientações às pacientes nas UBSs e, no Hospital Municipal Universitário (HMU), palestras e outras ações destinadas às equipes de saúde e às mães.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Outubro Rosa de São Bernardo intensifica ações de prevenção ao câncer de mama"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *