Pauta econômica marca assembleia de prefeitos nesta segunda-feira

670 0

O louco tem inimigos. O sonhador tem-se apenas a si próprio.

Oscar Wilde.

Pauta econômica marca assembleia de prefeitos nesta segunda-feira

A assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que ocorrerá nesta segunda-feira (5), será marcada pela discussão de temas ligados à economia e ao emprego na região. Durante o encontro serão apresentados aos prefeitos os resultados da primeira etapa do estudo que avalia o potencial competitivo do ABC Paulista para a cadeia de Defesa. Fruto de parceria entre Consórcio, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o trabalho dimensiona oportunidades e desafios para que a região incorpore o setor de Defesa à cadeia industrial da região. O estudo foi entregue, em setembro, ao então ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião o presidente da Agência de Desenvolvimento e prefeito de Mauá, Donisete Braga, esteve em Brasília para discutir o potencial do ABC na empreitada de fomentar a indústria da Defesa na região. Após a assembleia os prefeitos devem dar encaminhamento às propostas. Outra pauta da reunião será a apresentação do panorama do emprego na região no biênio 2014/15, com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC). Como parte das ações do mês das crianças, serão entregues aos prefeitos as propostas de alunos da rede municipal de ensino infantil e fundamental de Santo André, a partir de visita dos Conselhos Mirins do município ao Consórcio em agosto. Os Conselhos fazem parte do projeto da Gestão Democrática da Educação de Santo André e as sugestões consistem em reivindicações apontadas pelas crianças para melhorar a região. O prefeito de Santo André, Carlos Grana, e o GT Educação, vão formalizar convite para participação dos municípios no Encontro Nacional de Cidades Educadoras, nos dias 3 e 4 de novembro, no Teatro Municipal de Santo André. O GT Criança Prioridade I também apresentará aos chefes dos Executivos seu Plano de Trabalho para ações voltadas à Criança e Adolescente. Haverá, ainda, o relato das propostas para o enfrentamento de mudanças climáticas, resultado do ‘’Seminário Mudanças Climáticas e o Papel dos Governos Locais”, que mobilizou membros dos GTs Meio Ambiente e Defesa Civil. O material deverá subsidiar o Plano Regional de Redução de Riscos, apontando para uma atuação conjunta voltada à mitigação dos efeitos das mudanças do clima na região e da discussão do protagonismo dos municípios no enfrentamento do problema.

Frase:

Isso aqui está cada vez pior. Uma …

Jornalista, ao comentar de forma jocosa o andamento dos trabalhos legislativos na Câmara de Santo André, e a baixa produtividade dos vereadores

Frase:

Na Olimpíada petista, o filho do Lula mostra que sua empresa de marketing esportivo é ouro em oportunidades de negócios….

Rocha, deputado federal do PSDB (AC), ao comentar ao comentar o fato de Luís Cláudio ter recebido R$ 2,4 mi de consultoria suspeita de atuar para montadoras

Prêmio da UFABC reconhecerá iniciativas inovadoras na região

Para estimular pensamentos e ações inovadoras no Grande ABC – por parte de empresas já atuantes ou de empreendedores que desenvolvam projetos com potencial para o mercado – a Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio de sua Agência de Inovação (InovaUFABC), realizará em outubro a 2ª edição do Prêmio UFABC de Inovação. As melhores ideias serão reconhecidas por meio de premiação, entregue em evento agendado para o próximo dia 23. As iniciativas inscritas no Prêmio serão avaliadas por comissão julgadora composta de professores da UFABC. A premiação será concedida em três diferentes categorias: Empresa – Inovação Tecnológica; Universidade e Instituto de Pesquisa – Solução Tecnológica; e Empresa – Inovação em Modelo de Negócio. Aos três primeiros classificados em cada categoria serão entregues troféu e certificados. O primeiro colocado em cada categoria ganhará, ainda, um tablet. Empresas, universidades e instituições de pesquisa com atuação no Grande ABC – que tenham desenvolvido a tecnologia ou inovação inscrita no Prêmio entre o início de 2014 e o 1º semestre de 2015 – interessadas em participar da iniciativa da UFABC devem se inscrever até às 12h do dia 08 de outubro, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Universidade: http://eventos.ufabc.edu.br/premioufabcinovacao . O edital completo do Prêmio UFABC de Inovação também pode ser acessado por este link. O Prêmio UFABC de Inovação é realizado pela UFABC, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.


 

É AQUI … E ACOLÁ…

  • A Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) de Osasco cancelou um recente concurso público que aprovou a admissão para os quadros da unidade educacional de Eduardo Muller Nunes, antigo tesoureiro do PSDB de Santo André. O cancelamento ocorreu depois de o DGABC denunciar suposto conluio entre tucanos para contratar Nunes. À época, a banca analisadora era composta por diversos dirigentes do PSDB andreense.

FRENTE PARLAMENTAR

  • Ainda na reunião da Assembleia de Prefeitos do Grande ABC, nesta segunda-feira, outro ponto da pauta ambiental envolverá a presença da deputada estadual Ana do Carmo (PT/São Bernardo), que oficializará o convite aos prefeitos para o lançamento da Frente Parlamentar Para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que acontece no próximo dia 13 novembro, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

PARTIDO DE PESO 1

  • A Executiva Municipal do PP de São Caetano deu início ao processo de oxigenação e de fortalecimento do partido visando a eleição de 2016. Conduzido pelo presidente Roberto Meirelles, o partido abriu as portas a novos filiados e lideranças políticas de peso na cidade. O secretário municipal de Cultura, Jander Lira, a suplente de vereador Rosana Maiotto, o ex-parlamentar Ubiratan Figueiredo, Valdomiro Siviero, Marcelino Gimenez, Léo Mansinho e Doge da Drogaria Central (Dogival da Silva) assinaram a ficha de filiação.

PARTIDO DE PESO 2

  • O PP forma a base de sustentação do governo do prefeito Paulo Pinheiro. A meta é aumentar a bancada na Câmara. Atualmente a legenda possui uma cadeira, com Chico Bento, que deu as boas-vindas aos novos correligionários. A executiva municipal do PP é composta por Roberto Meirelles, presidente; Joaquim Vidal, tesoureiro; Fernando Scarmelloti, Chico Bento, Martim Clementino, Sandra Rodrigues e Vera Lúcia Pereira também integram a municipal pepista.

TAXISTAS X UBER 1

  • Nesta terça-feira (6), entra na pauta do dia na Câmara de São Caetano o projeto polêmico dispondo sobre a proibição da utilização de carros cadastrados ou não em aplicativos para transportar pessoas, com finalidade lucrativa. O projeto é do vereador e presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), e será votado em primeira discussão na Câmara Municipal. O vereador de São Caetano é o primeiro legislador do Grande ABC a apresentar Projeto de Lei para regularização do aplicativo, conhecido como “carona remunerada”. Bottura aponta que este projeto é uma forma de resguardar a população e os taxistas devidamente licenciados e autorizados pela municipalidade para exercerem a sua profissão. “O surgimento de novas atividades remuneradas requer uma nova legislação, para que munícipes e profissionais sejam preservados”, disse o vereador.

TAXISTAS X UBER 2

  • A necessidade de regulamentação do transporte de pessoas nasceu a partir de aplicativos como o “Uber”, cuja utilização já está proibida no município de São Paulo. “Que fique claro que não somos contra as inovações tecnológicas que facilitam a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Porém, enquanto legisladores não podemos fechar os olhos e nos furtar a criar leis que regularizem o trabalho dos taxistas e preservem a integridade das pessoas que se utilizam desses serviços”, finalizou o autor do projeto.

Ministro do STF autoriza PF a colher depoimento de Lula na Lava Jato

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a colher depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “informante” nas investigações do esquema de corrupção na Petrobras. O pedido para ouvir o ex-presidente foi feito pela PF e teve parecer favorável por parte do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No despacho em que autoriza que Lula seja ouvido, Zavascki ressalta que cabe ao procurador-geral e às autoridades policiais apontarem quais diligências devem ser cumpridas no curso da investigação. “O modo como se desdobra a investigação perante o Supremo Tribunal Federal e o juízo sobre a conveniência, a oportunidade ou a necessidade de diligências tendentes à convicção acusatória são atribuições do Procurador-Geral da República e da autoridade policial, a qual se atribui o poder-dever de reunir os elementos necessários à conclusão das investigações, efetuando as inquirições e realizando as demais diligências necessárias à elucidação dos fatos, apresentando, ao final, peça informativa”, escreveu Zavascki. Lula será ouvido no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e investiga 39 pessoas por suposta construção de um esquema para distribuição dos recursos ilícitos a políticos de ao menos três partidos: PP, PMDB e PT. Zavascki autorizou os depoimentos dos demais nomes apontados pela Polícia Federal e endossados pelo parecer da PGR, entre eles o dos ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência, governo Dilma Rousseff), Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais, governo Dilma) e José Dirceu (Casa Civil, governo Lula). No despacho em que autoriza os depoimentos, Zavascki reforça que PF e PGR concordaram quanto à necessidade de colher os depoimentos, que “não ostentam condição de investigados”. “No caso, as manifestações dessas autoridades são coincidentes no sentido de que as pessoas a serem ouvidas em diligências complementares não ostentam a condição de investigadas, mas, segundo se depreende do requerimento da autoridade policial, a condição de informantes”, escreveu o ministro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Pauta econômica marca assembleia de prefeitos nesta segunda-feira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *