Orquestra Sinfônica realiza dois concertos neste final de semana

773 0

Texto: Marcos Imbrizi – Foto: Miguel Denser/PSA

Da Redação – A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) realiza dois concertos neste final de semana. A temporada 2018 tem prosseguimento com o terceiro concerto no sábado (26), às 20h, no Teatro Municipal Antônio Houaiss. E no domingo (27), dentro da série de concertos itinerantes, os músicos se apresentam na Catedral Nossa Senhora do Carmo, às 20h. Ambas apresentações têm entrada franca.

Sob a batuta do maestro Abel Rocha e da maestrina-assistente Natália Larangeira os músicos da OSSA realizam no sábado, às 20h, no Teatro Municipal, o concerto tríplice de Beethoven. A apresentação terá a participação dos solistas Joel de Souza (violoncelo), Elisa Fukuda (fundadora da Camerata Fukuda, ao violino), e Vera Astrachan (piano).

No programa, a abertura acadêmica, Op. 80 (1880) e a sinfonia n, 1, em Dó Menor, Op. 68 (1876), de Johannes Brahms, I. Un poco sostenuto – Allegro, II. Andante sostenuto, III. Un poco allegretto e grazioso IV. Adagio – Più andante – Allegro non troppo, ma con brio – Più alegro. Logo após o intervalo, a orquestra interpretará o Concerto Triplo para violino e orquestra, Op. 56 (1803), de Ludwig V. Beethoven, I. Allegro, II. Largo, III. Rondo alla polacca. Os pares de ingressos para esta apresentação serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 18h.

No domingo, a OSSA volta a se apresentar, desta vez na Catedral Nossa Senhora do Carmo, às 20h. Sob a regência do maestro Abel Rocha, o programa terá a abertura Finlândia, de Jean Sibelius, a Sinfonia n. 1, de Ludwig V. Beethoven, o prelúdio à Bachiana Brasileira n. 4, de Heitor Villa-Lobos, a abertura Fosca, de Carlos Gomes e a abertura 1812, de Pietr I. Tchaikovsky. A catedral fica na Praça do Carmo, s/n, Centro.

Também no domingo, às 15h, a Banda VJ apresenta sucessos da Jovem Guarda no Teatro Municipal. Indicação: livre. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria a partir das 14h. O endereço do teatro é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Exposições – No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa segue em cartaz ‘Espaços Simbólicos da Cidade’, com fotografias da cidade. A mostra é resultado da parceria com a página do “Facebook Santo André, Ontem e Hoje”, seus colaboradores, além da comunidade andreense que selecionou imagens através de uma curadoria coletiva.

O museu abriga ainda outras exposições como ‘Dá para imaginar? Se as coisas não tivessem evoluído’, com objetos de uso cotidiano e do trabalho que as novas gerações não conheceram, como a vitrola e a máquina de escrever. Visitas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados das 9h às 14h30. O endereço é rua Senador Fláquer, 470, Centro. Grátis.

No Salão de Exposições do Paço Municipal segue em cartaz o 46º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. O evento, que reúne trabalhos das artes plásticas contemporâneas, neste ano conta com 148 obras, de 71 artistas que foram selecionados pelo júri. Nesta 46ª edição, 12 artistas receberam o prêmio “aquisição”, com 18 obras adquiridas para o acervo municipal, além de um prêmio “estímulo”. As visitas gratuitas podem ser feitas até 29 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Indicação: 18 anos. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.

O 46º Salão conta com uma sala especial, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, que abriga a exposição ‘Enock Sacramento e José Armando Pereira: Trajetórias – 50 anos do Salão de Arte Contemporânea de Santo André’. Trata-se de uma homenagem aos críticos de arte Enock Sacramento e José Armando Pereira, que foram jurados do 1º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, em 1968. O público poderá conferir obras de seus acervos que remetem aos 50 anos do salão e da arte contemporânea brasileira. Visitas até 30 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 15h. Grátis. O endereço é rua Campos Sales, 414, Centro.

E no Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca, na Sabina, está em cartaz ‘O Artista e Sua Mão: Criando na Arte Contemporânea’, a nova exposição do acervo artístico da cidade. A mostra apresenta obras com comentários sobre o processo de criação como uma forma de estimular o público a perceber a proximidade com a arte e assim como com o fazer do artista. O endereço é rua Juquiá, s/n, Vila Eldízia. Ingressos de R$ 10 a R$ 40.

Outras atividades – Nesta sexta-feira (25), no Dia da África, a Casa da Palavra Mário Quintana recebe o Mini Festival de Afrocontação de Histórias Hadithi Njoo. A atividade será das 10h às 12h, e das 14h às 16h, para o público infantil. No período da noite, das 19h às 21h, será a vez do público adulto. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro. E às 14h30, o Museu de Santo André recebe mais um encontro do curso ‘O Barroco em práticas e representações’, com o professor Juarez D. Ambires. Indicação: 16 anos.

No sábado, às 19h, o Auditório Heleny Guariba exibe os filmes ‘Na Hora da Morte’, e ‘Pé de Cabra’, do diretor Milton Santos. Indicação: 12 anos. O auditório fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro.

E no domingo, às 15h, a Banda Lira realiza mais uma apresentação no Parque Ipiranguinha. No repertório, canções brasileiras e internacionais de todos os tempos. O endereço é Rua Sete de Setembro, s/n, na Vila Alzira. Atividades gratuitas.

Lazer – Neste domingo, em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, a Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari oferece uma programação especial com jogos, brincadeiras e atividades recreativas, além dos serviços já prestados. A atividade acontecerá das 9h30 às 16h30. O endereço é Avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. Grátis.

Outra opção é a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel, que funciona de terça-feira a domingo das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na Avenida Dom Pedro II, 940, no bairro Jardim. Grátis.

E o Projeto Domingo no Paço oferece série de atividades de lazer no estacionamento do Paço Municipal, das 10h às 16h. A novidade é o posto de troca de figurinhas do álbum da Copa 2018.

A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652, ou no site: culturaz.santoandre.sp.gov.br.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Orquestra Sinfônica realiza dois concertos neste final de semana"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *