Orquestra Circuito das Águas tem edição 2020 de festival na internet

56 0

“Antologia Musical da OJCA’ pode ser conferido pelo YouTube entre 23 de novembro e 13 de dezembro; ao todo serão 23 vídeos gravados em casa por professores e alunos do projeto desenvolvido em Amparo-SP

Da Redação – A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), com sede em Amparo (SP), realiza no período de 23 de novembro a 13 de dezembro o Festival “Antologia Musical da OJCA – Por Supermercados Daólio”. A atração é online e pode ser acompanhada gratuitamente pelo canal oficial da orquestra na plataforma digital YouTube. A cada noite de programação, sempre às 18h, um novo vídeo será apresentado, com possibilidade de ser acessado pelo públ ico em q ualquer dia e horário.

A atividade faz parte do projeto de aprendizado oferecido pela OJCA ao longo da temporada 2020. Por conta da pandemia da covid-19 e a necessidade de se manter o distanciamento, os vídeos foram gravados individualmente por professores e alunos em suas casas.

O material foi editado e mixado e o resultado é um espetáculo tecnológico como se todos os integrantes estivessem no mesmo espaço naquele exato momento. O festival reúne um repertório popular, que mescla a música brasileira com estudos e composições eruditas. 

Encerramento promete surpreender
Para fechar o festival 2020 do projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) foi preparado um espetáculo musical cênico em forma de cordel, que leva o título “Asa Branca e Manca”. O vídeo promete surpreender o público.

A obra conta a fábula lúdica sobre a Asa Branca (ave típica do sertão) e sua forma de se expressar, sem colocar limites nas palavras e nem imaginar as consequências que elas possam trazer. Um belo dia, a ave entra em uma grande encrenca e percebe que precisa melhorar os hábitos para não perder as pessoas ao seu redor.

O projeto elucida a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. Em diferentes momentos do poema serão apresentadas variações melódicas do clássico brasileiro, gravadas por professores e alunos da OJCA, que darão diferentes tons ao vídeo.

2020: Um ano de aprendizado
Desde o início da pandemia da covid-19 no Estado de São Paulo, professores e alunos da Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) se reinventaram para dar prosseguimento ao projeto e o aprendizado. As aulas presenciais foram interrompidas no dia 4 de abril.

A partir daí o ensino passou a ser desenvolvido através do ambiente online, que exigiu uma rigorosa adaptação para que o cronograma fosse cumprido sem trazer prejuízo didático aos 80 alunos participantes do projeto, com idade entre 5 e 60 anos. Foram oito meses de aulas remotas e acompanhamento individual por meio de vídeochamada.


Projeto OJCA
O projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) surgiu em 2019 idealizado por músicos profissionais da antiga Orquestra Circuito das Águas (OCA).
A iniciativa, em seu segundo ano de atividades, tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal e conta como patrocinadores com os Supermercados Daólio e Sempre Unidos, Tapecol Sinasa, Rousselot e Peptan

Serviço
Festival “Antologia Musical da OJCA – Por Supermercados Daólio”
Realização – Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA)
Data – 23 de novembro a 13 de dezembro
Investimento – Gratuito
Onde assistir – Canal oficial da OJCA na plataforma YouTube (Orquestra Jovem Circuito das Águas) https://www.youtube.com/channel/UCyohMf4i4ZanrDQfn9yVfsw

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Orquestra Circuito das Águas tem edição 2020 de festival na internet"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *