Orquestra Contemporânea Innovare nasce em SBC com meta de conquistar o mundo

474 0

Apoiada em movimento cultural, projeto busca envolver participação do público e abre financiamento coletivo para valorização dos músicos 

Da Redação – Proporcionar algo novo, com excelência e qualidade, mas que ao mesmo tempo seja autêntico e ousado, diferente do tradicional. Esses são alguns dos conceitos da Orquestra Contemporânea Innovare (OCI), projeto que acaba de nascer em São Bernardo do Campo, com olhar especial para a região do ABC, mas que espera conquistar o mundo oferecendo boa música.

Diferente de propostas anteriores que já existiram na cidade, a OCI surge como algo inovador, leve e divertido, que pretende unir o tradicional ao moderno, o erudito ao popular, bem como aproximar a orquestra ao seu público.

Sob regência do maestro Mathias, um jovem negro, de apenas 30 anos, autodidata, que nasceu na periferia andreense, a orquestra tem como missão oferecer a melhor experiência criativa, multissensorial e multimídia para que as pessoas possam sentir a música em sua plenitude. Desta forma, não terá um formato específico e também não ficará rígida apenas a música erudita, podendo ter variações e formações diferentes dependendo do tipo de apresentação.  

“Sempre gostei de musica orquestral, porém transitando em outras linguagens como filmes, por exemplo. A nossa intenção é fazer o público se sentir confortável escutando aquilo que que ele gosta e está familiarizado”, disse o maestro ao reforçar que além de adaptações a composições populares, o projeto é ousado e está aberto a grandes eventos, apresentações com artistas, escolas de samba, além de gravações para trilhas de filmes e games.

Movimento Cultural – Idealizada pela iniciativa privada, a OCI está vinculada à Associação Artística Cultural Tocando a Vida de São Bernardo (mantenedora da orquestra) e corre em paralelo com a criação de um movimento cultural d’OCI, que pretende expandir e se tornar um polo de impacto na região.  O empresário Satoshi Fukuura, está à frente da estruturação e profissionalização da iniciativa, que também espera contar com apoio de empresas privadas, leis de incentivo e do setor público.

Adote um Músico  – Os apreciadores da boa música e os que querem conhecer melhor a Orquestra Contemporânea Innovare já tem disponível um acervo interessante no canal oficial do Youtube. O conteúdo artístico pode ser apreciado até que os músicos possam voltar a fazer apresentações, já que ainda há restrições rigorosas por conta da pandemia da Covid-19. Vale a pena conferir!

Em decorrência dessa condição está sendo aberta uma campanha virtual – Adote um Músico – de arrecadação de recursos que estimula a contribuição espontânea para continuidade do projeto e, principalmente, visando a valorização dos músicos.  A proposta  é que as pessoas participem fazendo doações de qualquer valor por meio do site https://benfeitoria.com/movimentoculturaldoci. Seja parte desse movimento!

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Orquestra Contemporânea Innovare nasce em SBC com meta de conquistar o mundo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *