Orlando Morando celebra 76 anos da emancipação de São Bernardo

66 0

Comemorada nesta segunda-feira (30/11), data marca início da autonomia do município, hoje considerada a 4ª maior cidade do Estado de São Paulo

Texto: Daniel Macário – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – A cidade de São Bernardo celebrou nesta segunda-feira (30/11) exatos 76 anos da conquista de sua emancipação. Em homenagem à data, que marca o início da autonomia do município, o prefeito Orlando Morando esteve nesta manhã na Praça Lauro Gomes, no Centro da cidade, onde está instalado o busco de Wallace Simonsen (1884-1955), líder do processo de emancipação e primeiro chefe do Executivo do município, entre os anos de 1945 a 1947.

Acompanhado de Adalberto Guazzelli, que nos últimos anos esteve à frente da Secretaria de Cultura e Juventude, Morando disse na oportunidade que além de resgatar a história da cidade, a data reforça o desenvolvimento da cidade ao longo dos últimos anos.

A conquista da autonomia de São Bernardo, em 30 de novembro de 1944, permitiu a cidade ganhar sua emancipação de Santo André e o denominativo “do Campo” para se diferenciar do antigo município que englobava os distritos que hoje são as demais cidades do Grande ABC.

“O dia de hoje trata-se de um momento único da história de São Bernardo. É quando celebramos a conquista da autonomia que a cidade teve ao ser emancipada. Desde então, município passou a ganhar visibilidade nacional, sendo considerado um dos primeiros polos econômicos do Estado e do Brasil. Não é à toa que hoje, é a maior cidade da região, a quarta maior do Estado”, destaca o prefeito ao frisar ainda a importância de preservar a data. “Quem não guarda o passado, não constrói o futuro. A história de nossa cidade precisa sempre ser lembrada.”

PRESERVAÇÃO – Durante a visita ao busto de Wallace Simonsen, o prefeito Orlando Morando destacou a preservação da Praça Lauro Gomes, que em 2017 foi recuperada e incorporada ao programa Praça-Parque. Depois de se ver livre do comércio ilegal e outras atividades irregulares, o espaço passou por série de intervenções e passou a contar com novos banheiros, uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), serviço de Wi-Fi, além de novo playground, gradil, portões e bancos.

Frequentador assíduo do espaço, o operador de máquinas José Enaldo Furtado Lacerda, 62 anos, vê a Praça Lauro Gomes como um símbolo da grandeza da cidade. “Moro em São Bernardo há 30 anos e não saio daqui por nada. Essa praça representa muito do sentimento que tenho pela cidade, pois está no coração da cidade e guarda lembranças históricas para muitos”, disse.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Orlando Morando celebra 76 anos da emancipação de São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *