Orlando fecha 3ª etapa e a duplicação da Estrada dos Alvarengas e do corredor

72 0

Via era um dos pontos abandonados no início da atual gestão; 3ª etapa tem 1,5 Km e vai da Avenida São Jorge, no Jardim Thelma, até a UPA Alvarenga; conclusão também contempla a ECO Alvarenga, estação de conexão, localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente

Texto: Kati Dias – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou, no último domingo (20/12), a 3ª etapa da duplicação da Estrada dos Alvarengas e do corredor de ônibus. A conclusão também contempla a ECO Alvarenga, estação de conexão, localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente. Com o percurso que vai da Avenida São Jorge, no Jardim Thelma, até a UPA Alvarenga, o novo trecho de 1,5 Km se soma aos 2,8 Km entregues nas outras duas fases (1ª, em setembro/2017, e 2ª, em novembro /2019) pela atual gestão, totalizando 4,3 Km. O novo trecho vem acompanhado de 1,5 Km de ciclovia, dentro do projeto de interligação dos meios de transporte e de criação de alternativas para o transporte individual.

“Mais uma obra que iniciamos e terminamos nesta gestão. Continuamos com um combo de melhorias, que traz o corredor, ciclovia e culmina com a duplicação da Estrada dos Alvarengas. A conclusão da obra vai beneficiar os usuários do transporte público, motoristas, transportadores de carga, além de facilitar o transporte individual por meio da bicicleta”, afirmou.

INTERVENÇÕES MAIS DIFÍCEIS – Para Morando, a duplicação da Estrada dos Alvarengas foi uma das intervenções mais difíceis feita pela sua gestão. “Tratava-se de uma das obras mais esperadas no Grande Alvarenga. Sua execução trouxe uma série de transtornos para os moradores. Além disso, a obra demandou uma série de desapropriações, mas conseguimos avançar e qualificar o sistema de transporte”, complementou.

Entre as intervenções executadas estão o alargamento da pista, o reforço do subsolo, a implantação de novas guias e sarjetas, pontos de parada, remoção de postes, implantação e remodelação da sinalização semafórica, ciclovia com iluminação em LED, paisagismo, entre outros serviços. O investimento total da obra foi de cerca de R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida municipal.

ESTAÇÃO CONEXÃO – A ECO Alvarenga, estação conexão, foi entregue juntamente com a duplicação e corredor de ônibus na Estrada dos Alvarengas. O espaço está localizado na intersecção com a Estrada da Cama Patente, com início da operação assistida na primeira semana de janeiro. As linhas municipais que passarão pela ECO Alvarenga são: 05 (Jardim Laura/Paço), 05B (Parque dos Químicos/Paço), 11 (Orquídeas/Paço), 16 (Alvarenga/Rudge Ramos), 05A (Eldorado/Casa Fortaleza), 13 (Los Angeles/Terminal Alvarenga), 13B (Parque Imigrantes/Terminal Alvarenga), 39 (Jardim Represa/Tiradentes).

Haverá também atendimento das seguintes linhas intermunicipais: 004 (São Bernardo/Terminal Alvarenga – SP/Terminal Sacomã), 147 (São Caetano/Terminal Rodoviário – São Bernardo (João de Barro), 314 (São Bernardo/Jardim Las Palmas – SP (Terminal Tietê), 409 (São Bernardo/Jardim Las Palmas – Santo André/Terminal Metropolitano Oeste) e 431 (São Bernardo/Jardim Las Palmas – SP/Terminal Sacomã).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Orlando fecha 3ª etapa e a duplicação da Estrada dos Alvarengas e do corredor"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *