Home Fóruns Palavra de Internauta O que UNE o Brasil é nossa democracia

O que UNE o Brasil é nossa democracia

Palavra de Internauta

Mestre

A União Nacional dos Estudantes repudia ação da polícia na PUC e posição do Secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes. UNE anuncia também comitês permanentes de mobilização contra o golpe.

A PUC São Paulo foi palco, na noite deste 21 de março, de protestos de estudantes com posições diferentes. Assim como acontece na sociedade brasileira nos dias de hoje, as ruas em frente a universidade também estavam divididas entre duas opiniões distintas. Apesar da tensão que cerca esse tipo de encontro, tudo corria bem, não fosse pela intervenção truculenta e claramente ideológica da polícia militar do Estado de São Paulo.

Para além dos relatos de estudantes e professores, os vídeos que circulam são prova definitiva de que sem nenhum motivo a tropa toma partido na manifestação e ataca violentamente os estudantes que se posicionam pela democracia.  Foram minutos de terror. Novamente policiais sem identificação atiraram em direção aos manifestantes. Bombas sendo lançadas, inclusive dentro da universidade, interrompendo aulas e obrigando alunos e professores a se protegerem.

Para nossa surpresa e indignação, o secretario de Segurança Pública do Estado afirmou que a ação da PM foi legítima, e que não há nenhum direcionamento de ação a nenhum grupo. É evidente a parcialidade da polícia paulista, que “bate continência” para manifestantes que defendem o “tapetão” e reprime duramente quem se posiciona de qualquer outra forma.

A UNE não aceita esse tipo de ação violenta da Polícia contra ninguém. Independente de posição política, acreditamos que o direito à livre manifestação é uma conquista sagrada, que precisa ser respeitada.

Por fim, cabe ressaltar o efeito da ação truculenta: na manhã deste 22 de março, milhares de estudantes protestaram dentro da universidade pela legalidade e contra a ação da PM. Nos empenharemos ainda mais na criação de comitês permanentes de mobilização contra o golpe. Não existe tarefa mais urgente para os estudantes do Brasil do que defender o legado democrático de tantos jovens que deram a vida pela liberdade em nosso País, tantos Honestinos e Heleniras. Porque o que UNE o Brasil é nossa democracia.

União Nacional dos Estudantes

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.