Home Fóruns Palavra de Internauta Nota oficial do PV avalia crise política e defende o Parlamentarismo via plebiscito popular

Nota oficial do PV avalia crise política e defende o Parlamentarismo via plebiscito popular

Palavra de Internauta

 
Mestre

Diante do cenário de falta de transparência e problemas com a democracia participativa, questiona-se novamente a necessária reforma política na forma de governo exercido no Brasil. Nós do PV acreditamos que o atual modelo de presidencialismo de coalizão dificulta consideravelmente a participação popular. Esse sistema, em constantes crises, perde cada vez mais sua legitimidade.

A crise política em que vive o Brasil tem como cerne o atual modelo de presidencialismo de coalizão, imperial e centralizador, que estimula o messianismo despolitizador, a corrupção, o clientelismo e o patrimonialismo. O presidencialismo trata-se de um sistema de governo no qual o presidente acumula a chefia do governo e do estado ao mesmo tempo.

Coalizão não é uma palavra do cotidiano, mas seu significado é simples: trata-se de uma aliança que permita a sustentação de governo feita por um partido que elege um presidente sem ter maioria parlamentar. Usa-se o termo para outros tipos de alianças, como as de cunho militar durante as guerras. Sabemos, contudo, que a crise política também tem outra causa: o processo eleitoral brasileiro. Uma vez que privilegia o sucesso da candidatura de quem tem mais dinheiro, mais estrutura e popularidade, independente do que pensam ou defendem.

Esses critérios vencem com facilidade os programas partidários, bem como a vida pregressa dos candidatos e suas propostas. Por esses motivos que o Partido Verde entende que as instituições democráticas, mesmo frágeis, devem ser prestigiadas e devem seguir na apuração dos crimes de corrupção e condenação de todos os culpados.

Defendemos o Parlamentarismo como a única saída compatível com o tamanho da atual crise de representatividade política que o Brasil enfrenta. No modelo de Parlamentarismo, quando o gabinete do primeiro-ministro perde legitimidade o parlamento é chamado para recompor o apoio político ao governo, caso não consiga, então encerram-se os mandatos e o povo é quem elege novos representantes.

Além disso, o Poder Legislativo ganha mais relevância, o Parlamento passa a ser o centro das decisões políticas e as ações do governo passam a ser avaliadas sob o ponto de vista da responsabilidade política perante o Parlamento. Acreditamos que é chegada a hora da sociedade ser consultada e esclarecida para que um novo modelo parlamentar seja implementado e, com isso, a democracia seja fortalecida para que o povo possa ter mais voz.

Secretaria Nacional de Comunicação do PV

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.