Home Fóruns Palavra de Internauta Nota de Pesar – Museu Nacional

Nota de Pesar – Museu Nacional

Palavra de Internauta

 
Mestre

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), vem por meio desta manifestar sua consternação pela situação ocorrida ontem, dia 2 de setembro, no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro.

Vivenciamos um trágico e irreparável dano à história e à memória do povo brasileiro, consumidas por esse desastroso incêndio. O Museu Nacional abrigava e preservava ainda um dos maiores e principais acervos de história natural da América Latina.

Além disso, representa um duro golpe para a pesquisa no país por ser palco de importantes programas de pós-graduação da UFRJ.

Vale ressaltar que tal cenário poderia ter sido evitado, há tempos, caso houvesse um maior empenho do Estado brasileiro na manutenção e conservação de todo o patrimônio histórico do país, que tem sofrido uma constante degradação, em decorrência de contingenciamentos financeiros e desinvestimentos, que perpassam pela educação e pela ciência do país.

Assim, prestamos nossa solidariedade à comunidade acadêmica da UFRJ, na figura de seu Reitor, Dr. Roberto Leher, que com muito esforço e dedicação mantinham o Museu, em meio a gravíssimas restrições orçamentárias.

Por fim, reiteramos nosso apelo ao governo brasileiro acerca da importância e necessidade de um maior investimento na preservação de nossos patrimônios histórico, cultural e natural, pilares de nossa sociedade.

Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto é Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Presidente do CRUB

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.