Home Fóruns Palavra de Internauta E A INDUSTRIA????

E A INDUSTRIA????

Palavra de Internauta

Mestre

Inegável a forte queda da confiança dos empresários do setor industrial. Observações que mostram mais ou menos uma lista de problemas que deveriam estar discutindo, além do ajuste fiscal.
Bem verdade que existe uma visão muito pessimista da situação e faço algumas perguntas de resposta fácil, mas de difícil solução. Por que produzir no Brasil? Temos uma legislação trabalhista que valoriza o trabalho e o emprego? A justiça trabalhista no Brasil é justa para ambos os lados?
Temos sindicatos modernos comprometidos com o emprego? Nosso sistema de transporte é eficiente e barato? Sistema elétrico é confiável e barato? Nosso legislação ambiental é clara, de fácil entendimento e transparente? O relacionamento da empresa com os diversos governos é fácil, transparente e objetiva? Os diversos órgãos de fiscalização tem um carácter educacional? Nosso judiciário é ágil e nos dá segurança jurídica? É fácil cobrar um divida no Brasil ?
Não vou entrar nem no tema da qualidade da mão de obra. Hoje é muito melhor produzir no Paraguai, China, Índia que em nosso pais. Simplesmente por que é muito caro e difícil se produzir no Brasil. O simples ato de trocar uma lâmpada em uma empresa no Brasil, um ato simples que era feito com uma escada e pronto, se tornou um operação de alto risco e complexa e, portanto, com alto custo.”
Acho que esse é um bom exemplo do que é necessário fazer. Empresários têm razão de estarem pessimistas ainda mais em um cenário que ele corre o risco de pagar mais impostos ou ter que repassá-los para o preço dos produtos.
“A necessária “ordem” fiscal que precisamos apressar é apenas o primeiro passo. O PT não tem ajudado. É bom lembrar que foi ele quem deu aval e beneficiou-se eleitoralmente do “desastre fiscal”. Agora, com outro movimento oportunista, tenta beneficiar-se, de novo, da desinformação dos cidadãos, esperando que as “maldades” corretivas sejam aprovadas pelo “patriotismo” dos outros. Pode parecer esperto, mas tem uma dificuldade. Supõe que os “outros” sejam idiotas…”

Luizinho Fernandes – SBCampo.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.