Home Fóruns Palavra de Internauta Novembro Azul: a importância da prevenção e dos exames

Novembro Azul: a importância da prevenção e dos exames

Palavra de Internauta

Mestre

Assim como o mês de outubro ficou conhecido como outubro rosa, mês de combate ao câncer de mama, o novembro é o Mês Azul, mês de combate ao câncer de próstata.

Há certos tipos de câncer, sendo descoberto em estágio inicial, que têm até 95% de chance de cura, mas para isso são necessários exames preventivos. Os homens precisam habituar-se a fazer anualmente uma visita ao médico urologista para os devidos exames. O urologista, médico especialista no sistema urinário, rins, bexiga e próstata, depois de consulta, se achar necessário, pede alguns exames.

O médico faz o diagnóstico a partir do exame do toque retal, do PSA (antígeno prostático), se o PSA é baixo, tamanho normal de próstata, normalmente o paciente está dispensado, não precisando de exames complementares. Às vezes, o médico nota alguma irregularidade na glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o líquido espermático, ou seja, a próstata.

O médico pode pedir alguns exames como ultrassonografia transretal, uma biópsia de próstata, mas o paciente não precisa entrar em desespero, o médico está somente pesquisando para ter um diagnóstico correto. Feitos os exames, o paciente está diante do médico, que examina os exames, olha o relatório da biópsia e observa: não há sinais de malignidade, o alívio para o paciente, até o ano que vem. O câncer de próstata tem cura, basta fazer anualmente a prevenção.

Professor Osmar Junqueira Lins (Santo André)

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.