Home Fóruns Palavra de Internauta Ágora da Matriz

Ágora da Matriz

Palavra de Internauta

Mestre

Toda terça-feira, por volta das 19h, centenas de jovens das mais variadas regiões empobrecidas da cidade se encontram na Praça da Matriz em São Bernardo. Um espaço de liberdade e empoderamento do espaço físico urbano, embora, frequentemente reprimidos pelos agentes da repressão institucional.

Rola todo tipo de troca e cultura das mais variadas camadas sociais e faixa etária da cidade e região. É nesse contexto que procuro denominar de Ágora da Matriz.

O conceito de ágora vem do mundo grego “ágora (?????; “assembleia”, “lugar de reunião”, derivada de ??e???, “reunir”) é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas”.( https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gora ).

Nas Ágoras Gregas também existiam as mais variadas trocas culturais, comerciais e profundas reflexões filosóficas, ainda pressentes nos dias atuais. A diferença é que naquele momento as praças públicas eram ocupadas pela Aristocracia Grega, sustentada pela imposição escravagista, e hoje, a garotada periférica, pobre, negra e excluída exigem o direito a cidade, tomando livremente a Ágora da Matriz para filosofarem nas batalhas culturais, como expressão da repulsa opressora do cotidiano capitalista.

Todos tem o direito à cidade e ao poder público e religioso deveria expressar um sentimento acolhedor e protagonista de uma juventude que desafia os opressores, lutando pelo direito aos bens culturais produzidos, material e imaterialmente.

Destacamos ainda a inovadora prática de distribuição e socialização de livros a juventude que tem sede e fome de conhecimento alternativo. Essa troca é fundamental no processo de formação e interação cultural de todos e todas. É preciso resistir, pois se na Grécia Antiga o filósofo Sócrates foi morto pela defesa de seu método de respeito aos escravos, as mulheres e a juventude, nos dias atuais a juventude constrói seu mundo de liberdade, igualdade ao arrepio das leis ditadas pelos históricos opressores da classe. Todos  e todas a Ágora e a Batalha da Matrix!!!

Aldo Santos (São Bernardo)

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.