Home Fóruns Palavra de Internauta 51 ANOS SEM LAURO GOMES….

51 ANOS SEM LAURO GOMES….

Palavra de Internauta

Mestre

51 anos sem
Lauro Gomes,
A morte do prefeito de São Bernardo, Lauro Gomes, faz hoje 51 anos e quanto mais depressa o tempo passa mais saudades os antigos moradores sentem dele porque foi um político com dimensão de estadista que comandou a transição da cidade de uma economia agrária para uma economia industrial e se antecipou aos fatos.
A construção pelo governador Adhemar de Barros da Via Anchieta, no final dos anos 40, muito contribuiu para Lauro Gomes ter esta dimensão, mas – casado com a filha única da tradicional família Rudge Ramos – ele já chegou à prefeitura de São Bernardo com a experiência da iniciativa privada no Frigorífico Wilson do Brasil.
Foi Lauro, um autodidata, cuja experiência o levou a diretor Jurídico do Frigorífico, quem fez o teste para a contratação do advogado Tito Costa, recém-formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. E, eleito prefeito da cidade em 1951, após uma conturbada eleição contra Edmundo Delta, irmão da então deputada Tereza Delta, ele trouxe Tito Costa para São Bernardo.
Da convivência com Lauro saíram – além do ex-prefeito Tito Costa – homens públicos da dimensão de Higyno de Lima, Lenildo Magdalena e Otto Betcke, que contribuíram bastante para a expansão da cidade e o seu desenvolvimento social, industrial e político. Para o benefício comum de São Bernardo a contribuição dada por Lauro Gomes é simplesmente espetacular:
O seu governo ajudou a trazer a fábrica da Volks; antecipando-se aos fatos, criou a Escola Técnica Industrial, que hoje tem o seu nome e doou à FEI um terreno para se instalar em São Bernardo, a fim de preparar mão-de-obra especializada para a indústria metalúrgica; incutiu no funcionalismo a ideia da necessidade de um instituto municipal, atualmente chamado Instituto Municipal de Assistência ao Funcionalismo e de um clube, hoje Associação dos Funcionários Públicos e assim em diante.
Quanto mais passa o tempo de sua morte – e hoje 20 de maio de 2015 se preenche 51 anos – mais o povo sente saudades dele.
Assim nos presenteia o Jornalista e Escritor Carlos Laranjeira que inclusive escreveu um livro “A vida de Lauro Gomes”…

Luizinho Fernandes – SBCampo.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.