Operação Salubridade Pública apreende 3 kg de entorpecentes

657 0

A Operação Salubridade Pública, realizada nesta quarta-feira (14), pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, no Jardim Santa Cristina, em Santo André, apreendeu três quilos de entorpecentes, entre maconha, cocaína e crack. Durante a ação, também foram detidas duas pessoas acusadas de tráfico de drogas. Também foi apreendido R$ 513 em dinheiro, um veículo foi removido ao pátio e sete animais em estado de abandono foram recolhidos.

A operação foi realizada em dois locais – avenida São Bernardo e rua Carijós (em terreno da Eletropaulo), sendo que neste último, era um ponto de consumo de drogas no bairro. De acordo com o secretário de Segurança de Urbana e Comunitária, Edson Sardano, havia muitas queixas por parte de moradores com relação a barulho e aumento da criminalidade no local. “Foi registrado aumento de pequenos furtos e roubos, certamente para que essas pessoas pudessem consumir drogas nesse espaço. Além disso, existia risco de assalto para quem passava próximo desse espaço”, argumenta.

Sardano afirma ainda que durante a operação, foram abordados 30 usuários de drogas, sendo que oito aceitaram encaminhamento para serviços de saúde do município. “Não houve violência ou exageros, pois não podemos forçá-los aceitar ajuda. Aqueles que aceitaram, foram encaminhados para atendimento”, afirma.

Na rua Carijós foram removidas 12 toneladas de lixo, no entanto, a previsão da Prefeitura é que outras 10 toneladas sejam retiradas na quinta-feira (15). De acordo com o secretário, ações iguais a essa vem ocorrendo com frequência no município e cita como exemplo as operações Sono Tranquilo e Citadel, realizada no Bairro Centreville, no início deste mês. “A ideia é fazermos, pelo menos, uma vez por mês”, diz.

GCM – O secretário de Segurança de Santo André adianta que vai apresentar ao prefeito, ainda este mês, um estatuto para a Guarda Municipal. No texto haverá plano de carreira, salários, promoções, entre outros pontos. A intenção do titular da Pasta é obter aprovação do texto ainda este ano. Atualmente, o contingente da corporação é de 598 GCMs e a intenção do secretário é chegar até o final de 2020 com aproximadamente 800 guardas. “Nosso efetivo hoje não é suficiente para o município, por conta do tamanho da população. Porém, esse número vem dando conta das ocorrências”, pondera.

Para o aumento de efetivo, Sardano destaca que devem ser realizados concursos públicos nos próximos anos. “A Prefeitura está passando por um momento financeiro muito delicado. Entretanto, está em nossos planos esse investimento na guarda”, diz. Também estão nos planos a compra de armamentos e novas viaturas, sendo que seis motos devem ser entregues ainda este mês. “Até o final do ano vamos receber ainda seis vans e outras seis motos para patrulhamento do município”, afirma.

Polícia Militar – A Polícia Militar realizou na região a operação Força Metropolitana Simultânea, com foco em Diadema. Até o final desta quarta-feira (14), foram apreendidos cerca de 500 gramas de cocaína, em Santo André. (Jornal Repórter Diário)

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Operação Salubridade Pública apreende 3 kg de entorpecentes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *