Operação Delegada Municipal registra 959 ocorrências em seis meses

30 0

Crédito – foto: Ricardo Trida/PMSA

Da Redação – O prefeito Paulo Serra participou nesta quarta-feira (8) da reunião do Comitê Integrado de Segurança, na Delegacia Seccional de Santo André. Durante o encontro foram divulgados os balanços das diversas ações de segurança realizadas no município até o mês de outubro. Somente a ‘Operação Delegada Municipal’ realizou 110 ações, com o registro de 959 ocorrências, em 53 áreas.

A Operação Delegada coloca Guardas Civis Municipais (GCMs) nas ruas em plantões de 12 horas escalonados em regime de hora extra, para atuarem em regiões previamente analisadas pelo Comitê Integrado de Segurança. O programa atua em pontos estratégicos da cidade, com o apoio de duas bases móveis, um ônibus, oito motos e duas viaturas.

Outra iniciativa da atual administração na área de segurança é a Operação Sono Tranquilo, criada com o objetivo de coibir barulho e perturbação do sossego e também, para averiguar irregularidades, seja por conta de estacionamento em local proibido, comércio irregular, ou ainda a falta de alvará de funcionamento em estabelecimentos comerciais. Entre fevereiro e outubro, a Sono Tranquilo realizou 78 operações fixas e 34 itinerantes, resultando em 178 veículos com som alto autuados pela Guarda Civil Municipal.

“Os produtos do Comitê Integrado de Segurança estão sendo feitos pela primeira vez na cidade, as forças integradas de forma efetiva, como foi destacado hoje, sem nenhum tipo de competição, a guarda complementa a policia, que complementa a civil e a prefeitura participando junto, é uma experiência de sucesso, somada a isso a Operação Delegada também tem tido excelentes resultados,” afirmou o prefeito.

O Comitê se reúne periodicamente com membros das polícias para avaliar as estatísticas criminais de cada região da cidade. A força-tarefa faz mapeamentos da criminalidade no município, possibilitando uma melhor estratégia de patrulhamento por rondas nas regiões com maior registro de queixas.

Os investimentos em segurança são prioridade da atual administração. A Prefeitura vai comprar novas viaturas para a GCM, com o valor arrecadado no leilão de 148 carros oficias. Realizado no mês passado, o leilão arrecadou R$ 1,4 milhão e vendeu, além de veículos oficiais, ônibus, maquinário pesado e sucata, com a participação de cerca de 500 pessoas. Em setembro, a Guarda Civil Municipal recebeu também seis motos novas que estão sendo utilizadas nas ações da Operação Delegada Municipal e na Sono Tranquilo e que reforçaram a frota de 33 existentes que atuam na Romo (Rondas Ostensivas com Motocicletas).

“A GCM passou por treinamento e também está autorizada a multar, essa autoridade é muito importante, porque estão nas ruas o tempo todo. Antes os carros olhavam para o guarda e passavam no sinal vermelho, então agora os guardas tem a autorização e podem multar. Não é nosso objetivo principal, não fazemos operações do trânsito, não estamos substituindo o trânsito, mas nesta modalidade a atuação da GCM é muito importante”, apontou o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Operação Delegada Municipal registra 959 ocorrências em seis meses"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *