Open Pitch do Centro de Empreendedorismo de SBC destaca projetos da UFABC

151 0

Evento encerrou a programação de 2019 da iniciativa, que visa aproximar universidades, setor privado e poder público

Da Redação – Tratado com prioridade na atual Administração de São Bernardo, as práticas em prol da geração de negócios e renda tem apresentando uma nova safra de empreendedores e soluções tecnológicas, por meio do Open Pitch, que chegou a sua 3ª edição nesta quinta-feira (21/11), em evento realizado no Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Ceitec), localizado no bairro Baeta Neves.

A ação já colocou mais de 30 projetos inovadores no radar de mais de 900 profissionais entre empresários, investidores e especialistas de mercado. Mais que compartilhar experiências e os melhores Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) de instituições de ensino superior, a 3ª edição do evento ampliou, mais uma vez, a visão de negócio de cada formando e, sobretudo, as possibilidades de atrair atenção de capital para as ideias apresentadas.

Centrada nos trabalhos de Engenharias e de Biomedicina do campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC), o Open Pitch atraiu mais de 300 pessoas que puderam conferir de perto a apresentação de 11 projetos inovadores: Exoesqueleto Industrial, equipamento único no país que, acoplado na região lombar do usuário, permite distribuir de maneira correta o peso e a força dispensada durante atividades em setor faturista, de peças e outros de pátio de fábricas; Software para Inovação que, como um termômetro, indica o índice de inovação presente nas funções das empresas; Produção de Anticorpos em Laboratório para uso em inúmeros tratamentos de saúde que, revolucionário, já pertence ao hall dos grupos de trabalho que se tornaram startup.

“Trata-se de um desafio constante, por isso vai além de ser um lema exercido nesta gestão. Apoiar ou gerar meios de trabalho e renda exige um olhar sagaz para realçarmos os potenciais da comunidade acadêmica, empresariado e outras forças pujantes. É isso que vai nos permitir avançar com criação de novas vagas e negócios, que impactem de maneira positiva a economia no município”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Sob a análise do jurado, composto por 20 convidados, os formandos trouxeram outras novidades, caso é o caso do estudante Matheus Lunardelli Garcia, de 23 anos, do curso de Engenharia de Gestão. Ele recuperou um projeto antigo que seu avô – ainda vivo – iniciou nos tempos do pós-2ª Guerra Mundial e, assim, detalhou agora a viabilidade comercial de desenvolver célula geradora de hidrogênio para veículos carburados, com baixo custo. De acordo com seus números, atinge-se 36% de economia usando hidrogênio em comparação com os combustíveis atuais.

“É uma oportunidade única que, diante do convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, não podíamos deixar para trás. Desconheço uma prática como essa em exercício em outras localidades pelo país. O prefeito e toda sua equipe está conseguindo transferir a importância desse encontro direto com o empresariado e, de forma acelerada, absorver os desafios impostos pelo mercado, que é bem mais competitivo que o ambiente universitário, por exemplo”, afirma o professor e doutor Harki Tanaka, diretor na UFABC e à frente dessa participação na Universidade nesse Open Pitch.

Quem também concorda com isso é Wagner Andrade, CEO da dataRain, companhia voltada às soluções em Tecnologia da Informação. “Participo de diversos eventos corporativos, incluindo simpósios e workshops, mas até o momento não soube de uma ação assertiva e que combina exatamente o que empresários mais buscam: viabilidade, variedade e inovação aos negócios”.

A 3ª edição do Open Pitch reuniu, ainda, os profissionais do Ceitec, além da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além do secretário da pasta, Hiroyuki Minami, que reforçou a importância da participação de todos na construção do evento. “Mais que nos esforçarmos para ampliar acesso à profissionalização, à graduação superior, consolidamos o Open Pitch ao nosso calendário de atividades com objetivo claro de expandir as chances de fazer desses universitários profissionais de sucesso e que, com o tempo, sejam propulsores de novas vagas na cadeia produtiva da nossa cidade”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Open Pitch do Centro de Empreendedorismo de SBC destaca projetos da UFABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *