Oficina em Diadema alerta para o aproveitamento integral dos alimentos

306 0

Da Redação – A Secretaria de Segurança Alimentar realiza nesta sexta-feira, 15, às 9h, na cozinha didática da Coop Diadema a oficina “Aproveitamento Integral dos Alimentos, com Receitas Saudáveis”.

A atividade é realizada pelas nutricionistas do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), ligada a Secretaria, e o objetivo é informar a população quanto aos bons hábitos alimentares e ao mesmo tempo conscientizar sobre o desperdício de alimentos.

Com duas horas de duração, a formação acontece por meio de explanação que ressalta a importância dos alimentos na vida das pessoas e suas qualidades nutricionais.

Para facilitar o entendimento sobre o assunto também são utilizados slides, fotos e vídeos e outras didáticas que envolvem a participação de todos.  A equipe do PEAND prepara, no local, uma receita saudável, mostrando passo a passo como ela é feita e explicando as qualidades nutricionais dos ingredientes utilizados. Ao final ocorre a degustação e avaliação da receita pelos participantes. 

“Sempre que realizamos uma palestra ou oficina, o intuito é informar a população, da melhor maneira possível, sobre os bons hábitos alimentares e quanto isso traz bem-estar e qualidade de vida.  Uma pessoa que come de forma inadequada pode desenvolver doenças relacionadas à má alimentação como pressão alta, diabetes, colesterol elevado e perda de controle de peso”, alerta a nutricionista e coordenadora do PEAND, Renatiely  Paschoali .

Parceira da Prefeitura de Diadema na doação de comestíveis para o Programa Banco de Alimentos, a Coop Diadema abre espaço para que as oficinas aconteçam uma vez por mês na sua cozinha didática. A cada edição, a temática é diferente e em março próximo, no dia 29, às 9h30, a abordagem será “Saiba Seu IMC: Avaliação e Orientação Nutricional”. O assunto tem a ver com o Dia da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 março. Também nessa data haverá degustação de receitas.

Segundo Renatiely, outra abordagem muito solicitada é a rotulagem de produtos. Sua importância está em como ensinar as pessoas a fazerem a leitura de rótulos dos alimentos industrializados. “Devemos, sempre, observar os ingredientes que compõem o produto, prazo de validade e ainda prestar atenção nas quantidades de gorduras, o sódio e o açucares”, ressalta.

Além da Coop, a oficina sobre reaproveitamento integral dos alimentos acontece em outros locais de Diadema. A iniciativa surgiu no ano de 2017 e mais de 24 formações já foram realizadas, com a participação de 317 pessoas. O evento é gratuito e as inscrições acontecem nos locais.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Oficina em Diadema alerta para o aproveitamento integral dos alimentos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *