Ocupação Artística na sede do Teatro União e Olho Vivo recebe a Companhia Antropofágica

967 0

Da Redação – Em seu novo projeto – TUOV 52 – Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo, o Teatro Popular União e Olho Vivo – também conhecido como TUOV – abre as portas de sua sede, localizada no Bairro Bom Retiro, para uma grande Ocupação Artística.

Na busca por fomentar a ocupação teatral, a cada mês, um grupo diferente apresentará obras que dialogam com a temática do novo espetáculo do TUOV, atualmente em processo de criação e com estreia prevista para o segundo semestre de 2018.

O primeiro grupo a se apresentar foi a Trupe Lona Preta, em maio. Agora é a vez da Companhia Antropofágica de Teatro apresentar o espetáculo “Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria no Novo Mundo – Parte II: O Império”, no dia 17 de junho, às 19h00.

O espetáculo faz parte de uma trilogia criada pela Antropofágica inspirada no livro Pau-Brasil de Oswald de Andrade, que passa pela história nacional devorando, modificando e ressignificando fatos e documentos históricos dos períodos Colônia, Império e República. Uma profusão de quadros, acontecimentos, personagens reais e ficcionais que se misturam para contar episódios relevantes da história do Brasil. A obra procura não apenas refletir sobre o passado, mas também constrói uma reflexão crítica quanto aos seus desdobramentos no contemporâneo.

A programação segue com a Companhia Estudo de Cena, apresentando Guerras Desconhecidas, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, com Narrativas da Cozinha e a Companhia do Latão, apresentando “O Pão e a Pedra”.

Com o projeto TUOV 52, o grupo se prepara para realizar uma série de ações, entre elas a estreia de um novo espetáculo chamado “Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba”, feito em homenagem ao bairro que o acolhe desde 1982, o Bairro Bom Retiro, seguindo com a trajetória de resistência e luta por um teatro pensado e destinado à população residente não apenas nas periferias, mas em toda a cidade.

Sobre o TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo. Segundo Augusto Boal, o TUOV é um dos mais importantes coletivos de teatro popular das Américas e do mundo. São 52 anos, trocando experiências com as comunidades populares e grupos de teatro para dar seguimento a um processo que representa parte da história do teatro realizado na cidade de São Paulo.

O TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo surgiu em 27 de fevereiro de 1966 e, no auge de seus 52 anos de resistência, possui em sua formação membros presentes desde a fundação como Neriney Moreira e Idibal Pivetta (nome verdadeiro do diretor da companhia, César Vieira). Além de diretor do grupo, Idibal é advogado e exerceu intensa militância no período da ditadura, engajando-se pela liberdade de perseguidos políticos e pela memória dos desaparecidos do regime militar. Esta importante luta confunde-se com a própria existência e trajetória do TUOV.

Serviço – Ocupação Teatral na Sede do TUOV recebe a Companhia Antropofágica de Teatro, com o espetáculo Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria no Novo Mundo – Parte II: O Império. Quando: 17 de junho de 2018 – Horário: 19h, no Teatro Popular União e Olho Vivo, Rua Newton Prado, 766, Bom Retiro – São Paulo SP – Tel: 011 3331-1001.

Sinopse: Segunda parte de uma Trylogia sobre o Brasil, o espetáculo retrata o Império Brasileiro, por intermédio de paródias e a partir dos dados historiográficos de todo o processo e suas implicações sociais. Cenas filmadas e projetadas junto aos atores no palco, a montagem enfatiza a linguagem audiovisual. Também a ficção científica vem como inspiração para contar parte da dominação do Brasil, a partir de monstros e seres hiperbólicos. O grupo se debruçou sobre as inúmeras guerras desconhecidas no Brasil e trouxe à cena o programa televisivo sensacionalista, as charlatanices religiosas, o clamor por greve e deu continuidade à construção de monólogos como princípio para criação de uma dramaturgia própria.

 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ocupação Artística na sede do Teatro União e Olho Vivo recebe a Companhia Antropofágica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *