Obras de ampliação da Via Anchieta serão entregues em julho

532 0

Da Redação – Mais de 250 trabalhadores contratados pela Ecovias trabalham das 7h às 20h todos os dias, inclusive aos finais de semana, para concluir as obras de ampliação da Via Anchieta, entre o km 23 e o km 18. Os trabalhos, que se concentraram mais fortemente a partir de novembro do ano passado, estão hoje 75% concluídos e têm previsão de entrega no final de julho.

Após finalizados, usuários da Via Anchieta, em especial os moradores do Grande ABC, que utilizam a via nos deslocamentos de rotina, terão mais fluidez tanto no sentido do Litoral quanto na direção da Capital. Com a nova configuração, a rodovia passará a contar, neste trecho, com seis faixas na direção de Santos – quatro na pista marginal e duas na central – e cinco faixas voltadas para São Paulo – três na marginal e duas na central.

A previsão inicial da Ecovias era concluir as obras até o final deste mês. No entanto, a alta incidência de chuva na região no período mais pesado dos trabalhos prejudicou o cronograma estabelecido previamente. De acordo com dados da Somar Meteorologia, no período de outubro de 2017 a março de 2018, choveu 1043 milímetros, volume 35% maior que o registrado um ano antes.

No momento, já estão 100% concluídos o alargamento do viaduto Luiz Martins de Oliveira, no km 21+800, que passa por cima da avenida João Firmino, e a remodelação da passarela de pedestres localizada no km 21+360, que agora conta com uma rampa de acesso para cadeirantes. Os serviços de terraplanagem e pavimentação estão avançados e os novos muros de contenção, praticamente prontos.

“Nestes pouco mais de dois meses finais, nos concentraremos em concluir os serviços de terraplanagem e pavimentação, que foram bastante comprometidos com as chuvas, e em remanejar pórticos e implantar toda a nova sinalização viária”, comenta o gerente de engenharia da concessionária Sidney Filho.

Interferências na via – Para continuação das obras, alguns desvios e interdições ainda são necessários. É o caso da alça localizada na saída do km 22, no acesso aos bairros Assunção e Alvarenga, que permanecerá bloqueada até a finalização dos trabalhos. Como alternativa, os usuários podem utilizar as saídas do km 23 (bairro Demarchi) — veículos leves e pesados — ou do km 19 (Centro) — somente veículos de passeio.

Para quem sai do bairro pela avenida João Firmino para acessar a pista norte da rodovia, também há alteração no trajeto. Neste caso, o usuário deve utilizar um desvio provisório que dará acesso à rua Manoel Coraza e posteriormente à via Anchieta, na altura do viaduto Moysés Cheid. Neste trecho, o tráfego é restrito aos veículos com até 4,2 metros de altura. Os demais devem acessar a via Anchieta no sentido Litoral e retornar no km 23.

A pista central da via Anchieta no sentido Litoral também está bloqueada na altura do km 18 por conta das intervenções. No local, há um desvio para a pista marginal.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Obras de ampliação da Via Anchieta serão entregues em julho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *