Obesidade dispara e aumenta riscos de câncer

58 0

* Ramon Andrade de Mello – O número de brasileiros obesos com mais de 20 anos disparou a partir de 2003 até 2019 segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados recentes divulgados pela instituição mostram que, no ano passado, 26,8% dos pesquisados nessa faixa etária estavam obesos, mas há 16 anos, apenas 12,2% estavam nessa condição.

É urgente que o poder público, as autoridades médicas, empresas e instituições se engajem em campanhas para mudar essa ascensão vertiginosa da obesidade na população. Caso contrário, teremos sérios impactos na saúde pública nas próximas décadas.

A obesidade pode aumentar o risco para o câncer de mama, de fígado, próstata, esôfago, colorretal, entre outros. Ou mudamos drasticamente os hábitos alimentares com uma dieta saudável, evitando produtos industrializados com excesso de gorduras e sódio, ou então vamos acompanhar uma evolução rápida de doenças. Além do câncer, o excesso de peso vai provocar problemas cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

A pesquisa do IBGE detalha que a prevalência da obesidade feminina passou de 14,5% para 30,2% no período, enquanto a masculina aumentou de 9,6% para 22,8%. Mais de 60% da população está acima do peso. O atendimento multidisciplinar de saúde voltado à prevenção, com uma conscientização sobre uma alimentação saudável e o incentivo de exercícios físicos regulares, pode mudar esse panorama.

* Ramon Andrade de Mello é oncologista clínico e professor adjunto de Cancerologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Câncer de Pulmão no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Obesidade dispara e aumenta riscos de câncer"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *