‘O resto de Raen’ reflete sobre a deterioração nas relações humanas

299 0

Romance do jornalista Nelson Albuquerque Jr. cria cidade dividida entre
tecnologia avançada e fracassos sociais

Da Redação – Uma cidade de prédios luxuosos e ruas lamacentas é o cenário inicial de “O resto de Raen” (Pedro e João Editores, 257 págs., R$ 35), romance de estreia do jornalista Nelson Albuquerque Jr., de São Caetano do Sul. O contraste presente no ambiente indica reflexão sobre uma sociedade dividida entre avanços tecnológicos e uma deterioração nas relações humanas. O lançamento on-line será no dia 24 de março (quarta), às 19h.

A história tem como personagem central Ruy Marino, um rapaz desiludido da vida por ter sofrido uma série de perdas: a morte dos pais em uma das várias pandemias ocorridas, a separação da mulher, a extinção de sua profissão e o sumiço de sua irmã gêmea há cerca de 20 anos. Ele mora sozinho, aliás, com um jacaré banguela que se refugiou em sua casa.

“O livro tem uma narrativa linear, mas abaixo da superfície há uma camada de metáforas e reflexões. Vemos uma sociedade que ficou pelo meio do caminho, empacada entre o sucesso e o fracasso, e pessoas que acabaram se desconectando no sentido humano, apesar de toda tecnologia existente”, afirma o autor.

Ruy vive recluso. Porém o mundo começa a lhe provocar com chamados
inusitados, como a oferta de um serviço insólito e um pedido de favor um tanto arriscado. “Mas o que mais mexe com ele é o fato de, nessas saídas, ser obrigado a conviver com pessoas que lhe causam medo e aversão. São jovens em situação de rua e um senhor cego que pede esmolas. O mundo foi empurrando Ruy para um distanciamento social e um temor em relação ao outro. Ele tem uma jornada importante a viver nessa história”, conta Nelson.

LANÇAMENTO – “O resto de Raen” será apresentado em encontro virtual no próximo dia 24 de março, às 19h. Para participar ou adquirir o livro, basta entrar em contato pelo e-mail orestoderaen@gmail.com ou pelo perfil no instagram @nelson.escritor.

Saiba mais sobre o autor

Autor Nelson Albuquerque

Nelson Albuquerque Jr. nasceu em 1975 na cidade de São Caetano do Sul (SP). Formado em Jornalismo e com pós-graduação em Língua e Literatura, passou a maior parte da carreira em redações de jornal e em agências de publicidade. Foi editor do caderno Cultura&Lazer, do Diário do Grande ABC. Começou a se dedicar à escrita literária no início dos anos 2000, tendo publicado contos e crônicas em coletâneas impressas e meios digitais. É integrante da Academia Popular de Letras, em São Caetano do Sul.

Total 4 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "‘O resto de Raen’ reflete sobre a deterioração nas relações humanas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *