O quadro de Getúlio Vargas

1470 0

O fato retratado neste Do Fundo do Baú nos remete aos anos de 1984, mais precisamente no velório da ex-deputada Ivete Vargas (17-06-27/13-01-84), que aconteceu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Muita gente veio dar o último adeus a Ivete Vargas. Populares, autoridades e personalidades políticas se fizeram presentes à solenidade fúnebre, incluindo o então prefeito Newton Brandão, de Santo André. Com ele, alguns assessores, entre eles Ademir Pivetta, o conhecidíssimo Mimi.
12077256_1731243323777015_1922590039_nNa parede do salão onde o corpo era velado, havia um enorme quadro do ex-presidente Getúlio Vargas, tio da falecida, colocado estrategicamente atrás do caixão. Mineiro que nem ele só, Newton Brandão deu uma espiadela pelos lados e logo determinou a Pivetta que retirasse o quadro do local e o colocasse no porta malas do carro oficial da Prefeitura Municipal de Santo André.

Ordem dada, tarefa muito bem cumprida. Mimi, no primeiro momento, pensou que o quadro pertencia ao acervo da pinacoteca do município andreense. Ele estava enganado, pois era patrimônio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e que veio acabar parando no Prédio do Executivo andreense.

O dono de um tradicional jornal semanal do Grande ABC, desafeto do ex-prefeito, tomou conhecimento do fato e denunciou o ocorrido. Na manhã seguinte, funcionários do cerimonial da Assembleia Legislativa de São Paulo compareceram ao Gabinete de Brandão em busca do objeto extraviado. “Mal entendido” desfeito, a peça foi devolvida e voltou ao seu local de origem…

 

dofundodobau2* Carlos Coquinho Bazani é natural de Santo André. Atuou como assessor parlamentar e político. É membro do Conselho de Cultura de Santo André e  colaborador dos veículos Jornal Informação Resumo Jovem, da Gazeta do Grande ABC, Orion FM e Cocknews, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: coquinhobazani@hotmail.com

 

Total 4 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "O quadro de Getúlio Vargas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *