O nascimento do Bebê Diabo

2363 1

* Carlos Alberto Coquinho Bazani – Hoje, a coluna Do Fundo do Baú vai retratar uma história que virou marco no jornalismo brasileiro: o nascimento do Bebê Diabo.

Ela deu origem a literatura de cordel, filmes, documentários, palestras científicas, e publicações fantasiosas que omitiram os nomes dos jornalistas, verdadeiros autores da referida reportagem: Edward de Souza e Lázaro Campos: O nascimento do Bebê Diabo, no jornal Notícias Populares.

Era maio de 1975. Corria forte boato dando conta do nascimento de um bebê que tinha chifres e rabo, num hospital em São Bernardo do Campo. O boato foi se alastrando e só se falava nessa estranha criatura. Médicos, cientistas, padres e pessoas do povo comentavam sobre o caso.

12248746_1743643029203711_471122185_nEdward (foto) foi incumbido pelo editor de polícia, Lázaro Campos, de escrever um nota sobre o fato. Conforme avaliação médica, os problemas (prolongamento do cocxis e duas saliências na testa) seriam resolvidos com simples cirurgias que seriam realizadas na própria maternidade. Edward concluiu a matéria, sem nenhum sensacionalismo) e deixou o texto de 30 linhas sobre a mesa de Lázaro.

No dia seguinte, ao chegar na redação, Edward conseguiu um dos últimos exemplares do jornal, e se assustou ao ler a seguinte manchete ‘Bebê Diabo nasce em São Bernardo’. A notícia se tornou uma bola de neve., A tiragem do jornal passou de 80 para mais de 200 mil exemplares. O caso permaneceu na primeira página por 37 dias.

O Bebê Diabo infernizou pessoas, pediu sangue para beber, tocou campainha, palitou os dentes com um facão, deixou o motorista de táxi apavorado, ao falar que o destino da corrida seria o inferno. Amado por uns, odiado por outros e temido por milhares, o Bebê Diabo aterrorizou moradores de São Paulo e de todo o Brasil, mesmo sem nunca ter existido.

Morria o Bebê Diabo, e nascia mais uma Lenda Urbana…!!! (*)

* Baseado no texto e história do jornalista Edward de Souza

12182080_1737990406435640_1159220129_n* Carlos Alberto ‘Coquinho’ Bazani é natural de Santo André. Atuou como assessor parlamentar e político. É membro do Conselho de Cultura de Santo André e colaborador dos veículos Jornal Informação Resumo Jovem, Gazeta do Grande ABC, Orion FM e Cocknews, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: coquinhobazani@hotmail.com

Total 5 Votes
1

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "O nascimento do Bebê Diabo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *