O Estado e suas 12 Polícias

3447 7

* Daniel Toledo – Atualmente no Brasil existem em torno de 14 diferentes instituições públicas em funcionamento, sim 14. Dentre as mais conhecidas pela sociedade, estão, as Polícias Militares e Civis, e hoje com uma super evidência, não por menos em suas atuais atuações, a Polícia Federal. A PF atuou nos mais famosos casos de investigação como por exemplo, mensalão, petrolão lava jato e tantos outros.

Elencarei algumas dentre as quais são muito pouco conhecidas, como a Polícia Parlamentar do Senado, Polícia do Exército, Polícia Ferroviária Federal, Força Nacional de Segurança, sem contarmos com o verdadeiro exército de vigilantes patrimoniais registrados e tantos outros milhares de autônomos.

O fato é que com tanta polícia, como podemos encontrar-nos nessa situação periclitante de falta de segurança. É simples de entender: cada órgão tem suas competências e atribuições. E entre as formas de melhorar o atual quadro, está a reformulação destas instituições, como a municipalização da segurança, unificação de várias dessas polícias, investimento de forma real nos profissionais envolvidos, como melhoria dos salários, equipamentos de ponta para investigação, armamentos compatíveis com a necessidade atual etc…

A grande dificuldade em mudar essa situação começa pelo fato de que nenhum coronel ou comandante de polícias militares irão querer se subordinar a um delegado de polícia, e vice versa, no caso de uma unificação dos quadros, e aí partimos para o cunho político da questão.

Entre ações efetivas de combate a insegurança, a instalação de detectores de placas de veículos interligadas num sistema de banco de dados criminais, o qual detecta e avisa imediatamente sobre um veículo sinistrado, de bases fixas de segurança nas divisas limítrofes dos municípios.

Destaco ainda como fundamentais o fim dos desmanches de veículos, intensificação das corregedorias no que tange os profissionais criminosos que fazem parte do quadro, a inclusão nas grades curriculares de ensino desde a pré escola, no respeito as instituições, o respeito e obediência a Nação, a efetiva informação sobre as drogas, sobre o crime e suas consequências.

Jeito, se quiser, se dá. Basta uma iniciativa séria e contundente.
13511446_261206434244886_869933166_n* Daniel Toledo é bacharelando em Direito, Especialista em Segurança, Trânsito e Crimes Ambientais pela Secretaria Nacional de Segurança, Membro da Comissão Educacional da OAB, Formado na Escola Superior de Polícia, Instrutor Operacional pela Policia Civil de SP, Mediador e Conciliador voluntário pelo JEC (Juizado Especial de Conciliação) do Fórum de Santo André. Contato com o colunista pelo e-mail danielgarciatoledo@gmail.com

Total 15 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

7 Comentários on "O Estado e suas 12 Polícias"

    • Daniel Toledo

      Bom dia irmão, só tenho agradecer o carinho e torcida por mim, raras são as pessoas que tenho próximos a mim, e você está ao lado, nosso sucesso é iminente, grande abraço Doglann!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *