Novembro Azul conscientiza homens sobre importância de prevenir doenças

716 0

Da Redação – Se hoje o aposentado Valdir Guimarães cuida da alimentação e faz exames clínicos periodicamente, a realidade não era essa até alguns anos atrás. “Sempre gostei de lanches e comida gordurosa. Hoje, além de fazer caminhadas, vou regularmente à Unidade Básica de Saúde (UBS) e perdi dez quilos nos últimos anos”, afirmou.

A mudança em sua rotina de vida ocorreu quando decidiu consultar um médico por se sentir muito cansado e desanimado. Ele acabou descobrindo que estava com hepatite C e, alguns anos depois, sua situação foi agravada quando foi acometido por uma pancreatite. “O tratamento dessas doenças são muito desgastantes. Porém, hoje estou curado e muito mais atento às minhas condições de saúde”, disse.

Guimarães, que mora no Bairro Terra Nova II, faz exames clínicos periódicos na UBS Demarchi. “Se eu tivesse tomado esse cuidado antes, talvez não tivesse essas doenças. Precisei de um susto para mudar os hábitos”, ressaltou.

Para conscientizar a população masculina sobre a necessidade de manter hábitos saudáveis e consultar um médico periodicamente, a Prefeitura de São Bernardo está trabalhando para prevenir a ocorrência de doenças nos homens. As ações fazem parte da campanha Novembro Azul, conhecida internacionalmente por combater o câncer de próstata.

As ações serão intensificadas no próximo dia 28, sábado, das 8h às 17h, quando as 34 UBSs do município estarão abertas exclusivamente para atender pacientes do sexo masculino. Os homens que forem a uma das unidades serão convidados a fazer aferição de pressão e exame de glicemia para o diagnóstico de hipertensão e diabetes. Também receberão orientações sobre questões como tabagismo e alcoolismo e serão estimulados a fazer o exame para detecção do câncer de próstata.

O assistente de direção do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Eduardo Munhoz, ressaltou que a ideia é quebrar a resistência de muitos homens de procurar serviços médicos. “Isso está ligado a questões culturais da sociedade. O que é muito ruim, porque uma doença pode ser diagnosticada já em estágio avançado e as possibilidades de cura diminuem significativamente”, salientou.

Informações do Ministério da Saúde dão conta de que o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas de manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Novembro Azul conscientiza homens sobre importância de prevenir doenças"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *