Nova espécie de anfíbio é identificada na região de Paranapiacaba

438 0

Da Redação – Uma nova espécie de anfíbio foi identificada na região de Paranapiacaba por pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro. Trata-se da rã-de-corredeira diurna, Hylodes caete, associada a riachos localizados na Serra do Mar, entre os municípios de Pilar do Sul e Santo André (Paranapiacaba).

A identificação é fruto de dois anos de trabalho, entre 2015 e 2017, tendo como local de atuação, entre outros, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PNMNP). Com isso, Paranapiacaba passa a contar com três espécies diferentes de rãs-de-corredeira pertencentes ao gênero Hylodes.

O biólogo Leo Ramos Malagoli, um dos pesquisadores, encontrou a espécie enquanto coletava dados para o mestrado, realizado no Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar. “No entanto, foi somente quando coletava dados para o meu doutorado, que é justamente com os anfíbios da Serra do Mar, que comecei a encontrar essa espécie nas coleções científicas, especialmente no Museu de Zoologia da USP”, afirmou. Malagoli salienta que durante a pesquisa, encontrou exemplares da nova espécie coletados no PNMNP por outra pesquisadora, a também bióloga Vivian C. Trevine.

Segundo o Malagoli, o trabalho é importante pois mostra o quanto a Serra do Mar, que abrange boa parte da Região Metropolitana de São Paulo, ainda abriga espécies não conhecidas, inclusive de vertebrados. Ele destaca ainda a importância das unidades de conservação na área da Serra do Mar, o que inclui o PNMNP.

Especificamente sobre a unidade de conservação de Paranapiacaba, Leo Malagoli acredita que o local contribui para o trabalho por abrigar a nova espécie e representar até o momento o limite norte de sua distribuição. “O fato de ser mais uma área protegida nas franjas das grandes cidades também é muito relevante, considerando a gigantesca diversidade de sapos, rãs e pererecas presentes na região de Paranapiacaba”, conclui.

Parque Nascentes de Paranapiacaba – O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma unidade de conservação criada pela Prefeitura de Santo André em 2003 para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila de Paranapiacaba. Em uma área de mais de quatro milhões de m², encontram-se uma grande riqueza da fauna e flora local. Outra atração local são as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings e que dão o nome à unidade. O parque conta com seis trilhas abertas que tem visitas controladas realizadas com acompanhamento de monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba capacitados. Os monitores estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área. O Parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Nova espécie de anfíbio é identificada na região de Paranapiacaba"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *