Nova alternativa ao morador, Farmácia no Parque é inaugurada em São Caetano

1016 0

Da Redação – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul inaugurou domingo (8/11), no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica), a Farmácia no Parque, que funcionará aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Aos fins de semana, cerca de dez mil pessoas circulam pelo local.

A iniciativa inédita, que integra o pacote de 12 ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, é mais uma alternativa aos moradores, que também têm acesso aos medicamentos da cesta básica de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o dia e dentro do Programa Terceiro Turno à noite, até as 23h.

“Como médico, sei que o paciente precisa ser tratado com terapias, remédios e, acima de tudo, respeito. Por isso, estamos dando diversas alternativas de dias e de horários para facilitar a vida dos moradores. A farmácia tem um caráter curativo, evita das pessoas gastarem dinheiro. A partir de agora, a população terá acesso a medicamentos de segunda a segunda. Buscamos sempre a qualidade no atendimento”, ressaltou o prefeito Paulo Pinheiro.

“Com essa crise no Brasil, São Caetano está tirando leite de pedra na Saúde”, observou o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que também participou da inauguração. “A Farmácia no Parque tem como vertente humanizar a Saúde. É uma facilidade para o morador. É colocar um serviço básico à disposição”, completou o secretário municipal de Saúde em exercício, Nilson Bonome.

O novo equipamento é um dispensário que ofertará 26 tipos de medicamentos (lista abaixo) da Atenção Básica. “É um projeto piloto que tem tudo para dar certo. São antibióticos, anti-inflamatórios, remédios específicos para diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e contraceptivos. Basta o munícipe trazer a receita”, explicou a coordenadora de assistência farmacêutica, suprimentos e logística da Saúde sulsancaetanense, Claudia Lourenço.

De acordo com o coordenador médico de urgência e emergência da pasta, Eliseu da Silva Pinheiro, a medida deve evitar que as pessoas recorram às unidades de atendimento de emergência. “Se o munícipe precisa de remédio em pleno fim de semana ou feriado, ele poderá tê-lo, gratuitamente, na Farmácia no Parque. Isso evita que fique sentindo dores ou que tenha que sair procurando para comprar. E até mesmo que sinta mal-estar pela falta do remédio. Para se ter ideia, uma internação hospitalar ocasionada pela falta de medicamento equivale aos gastos de três meses do programa”, afirmou.

Um dos primeiros a utilizar o novo serviço, José Carlos de Mattos, 53 anos, morador do Bairro Oswaldo Cruz, aprovou a ideia. “Vim pegar medicamentos de diabetes para a minha mãe. Sempre vou durante a semana na UBS Nair Spina Benedicts. Agora, ficou muito mais fácil e prático. Tenho opções. Com a correria do dia a dia, se não der tempo durante a semana, posso recorrer a esta unidade. Facilita muito a vida do cidadão. Parabéns pela iniciativa.”

Serviço – Lista de medicamentos: AMOXICILINA 500mg COMP.; AMOXICILINA 250/5ml; ANLODIPINO 5mg; CAPTOPRIL 25mg; CEFALEXINA 500mg; CEFALEXINA PÓ P/ SUSPENSÃO/ 250mg; DEXAMETASONA CREME; DICLOFENACO SÓDICO 50mg; DIGOXINA 0,25mg; DIPIRONA GOTAS; ETINILESTRADIOL + LEVONOGESTREL; FUROSEMIDA 40mg; GLIBENCLAMIDA 5mg; HIDROCLOROTIAZIDA 25mg; IBUPROFENO 300mg; MEBENDAZOL / ALBENDAZOL; METFORMINA 850mg; METILDOPA 250mg; METOCLOPRAMIDA 10mg; METRONIDAZOL GEL VAGINAL; METRONIDAZOL 250mg COMP; NIFEDIPINO; OMEPRAZOL 20mg; PARACETAMOL GOTAS; PRESERVATIVOS; PROPRANOLOL 40mg.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Nova alternativa ao morador, Farmácia no Parque é inaugurada em São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *