‘No trânsito, o sentido é a vida’ é o mote da Campanha Maio Amarelo em Diadema

317 0

Da Redação – Durante o mês de maio, a Prefeitura de Diadema vai realizar várias ações de educação e conscientização no trânsito com objetivo de chamar a atenção dos motoristas para a campanha Maio Amarelo, que neste ano abordará o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

Nessas ações, a Prefeitura por meio das secretarias de Transportes e Educação buscará alertar a população sobre a importância do respeito aos pedestres, aos ciclistas, ao uso do cinto de segurança e, aos limites de velocidade, promovendo a valorização da vida e da cidadania no trânsito.

A partir da segunda-feira, 13/5, faixas serão espalhadas pela cidade com mensagens educativas com foco no motorista destacando-se a necessidade de atenção e respeito aos pedestres; não utilização do celular enquanto estiver dirigindo, não ultrapassar farol vermelho, respeito aos limites de velocidade, atenção aos ambulantes, entre outras.

As ações ocorrerão nos principais corredores como as avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquivel, Presidente Kennedy, Piraporinha, Corredor ABD e São José. Equipes da Secretaria de Transportes vão realizar ações educativas, com faixas, distribuição de material educativo, um porta lixo para o carro, e uma revista da Turma da Mônica destacando condutas importantes no trânsito.

Ainda dentro desta Campanha, em parceria com a Yamaha, haverá blitz com distribuição de antenas corta-pipa com informações para revisão e manutenção de motocicletas e orientação para dirigir em condições adversas, além de ações nos terminais de ônibus Diadema e Piraporinha.

Foca no Trânsito – Este ano a campanha quer chamar atenção dos motoristas também para o cuidado com os pedestres nas travessias. Quando um motorista para o carro na faixa para o pedestre atravessar, há o risco de os demais motoristas que estão próximos como na faixa ao lado ou atrás não terem a mesma visão.

“Queremos sensibilizar o motorista para que reduzam a velocidade com um pouco de antecedência, principalmente em locais de travessias que às vezes não tem semáforos, sinalizando a intenção de parar na travessia. Além de diminuir a velocidade, precisa redobrar a atenção pois pode ter pedestre tentando atravessar e paradas bruscas podem acarretar em acidentes além de assustar os pedestres na faixa”, comentou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

A secretaria de Transportes está realizando um estudo para instalação de uma sinalização complementar para os motoristas, como o uso do pisca alerta.

“Temos recebido inúmeras sugestões sobre o tema e realizaremos consulta ao Denatran para compreender sua utilização e viabilidade neste caso – como ocorre em algumas cidades pelo Brasil, já que o uso do dispositivo pode ajudar veículos que venham a seguir na via, proporcionando, ainda que minimamente, mais tranquilidade para pedestres e motoristas. O objetivo é salvar vidas, pois não é incomum observar motos e veículos cortando veículo parado na faixa onde não ha controle semafórico”, concluiu o secretário de Transportes.

Cidade Lego – Em parceria com a secretaria de Educação serão realizadas também atividades com os alunos por meio do Programa Cidade na Escola. Uma cidade Lego será construída pelas crianças. A mobilidade urbana será discutida de maneira lúdica e trabalhados em sala de aula os conceitos de travessia segura, o papel da criança como passageiro, respeito às vagas de idosos, deficientes e ciclistas entre outros.

Maio Amarelo

O objetivo do Movimento Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, além de engajar o poder público, a sociedade civil, empresas e associações para debater o tema da Segurança Viária. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Serviço – Secretaria de Transportes – ST (Avenida Doutor Ulysses Guimarães 3.399 – Vila Nogueira – Diadema/SP – (11) 4075-8000)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "‘No trânsito, o sentido é a vida’ é o mote da Campanha Maio Amarelo em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *