Hospital Nardini entrega reforma da nova enfermaria da Psiquiatria

1393 0

Nova enfermaria Psiquiatria (3)Da Redação – Os pacientes psiquiátricos internados no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá dispõem desde esta segunda-feira (18) de uma nova ala da enfermaria, agora reformada, ampliada e novo mobíliario. Com capacidade para 20 leitos, sendo 10 femininos e 10 masculinos, a área localizada no 3º andar é destinada a pacientes com quadro de dependência química ou transtornos mentais.

A unidade de Saúde Mental localizada no hospital é referência para atendimento de pacientes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Na tarde desta segunda-feira, para selar a entrega, os trabalhadores prepararam uma celebração junto aos pacientes internados no setor.

O trabalho de reforma incluiu manutenção completa das instalações hidráulica, elétrica, nova pintura em cores aleatórias, troca de gesso, revestimentos de pisos, instalação de rede de gases medicinais, vidros e aparelho ar-condicionado. O objetivo da reestruturação, que segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, é oferecer aos usuários ambiente mais acolhedor que possibilite à equipe trabalhar de forma mais aprofundada o conceito de reinserção social dos usuários.

A reforma, que durou seis meses, foi bancada com recursos da administração municipal no valor de R$ 230 mil. A composição do novo espaço conta com 1 área com leitos femininos; 1 área com leitos masculinos; 1 área de convivência comum; 1 almoxarifado para estoque de material de enfermagem; 1 sala de grupos para atendimento de pacientes, familiares e execução de oficinas terapêuticas; 1 posto de enfermagem; 1 sala para atendimento da equipe multiprofissional e uma área de expurgo.

Para o coordenador médico da Psiquiatria, Dr. Adiel Carneiro Rios, a manutenção dos leitos de Psiquiatria na unidade qualifica a assistência da equipe ao usuário, especialmente por poder contar com suporte assistencial e diagnóstico de outras clínicas. “Apesar da onda de fechamento de diversos leitos de psiquiatria, o Hospital Nardini vai na contramão deste movimento e inaugura uma enfermaria com 20 leitos psiquiátricos dentro de um hospital geral. O objetivo, com isso, é atender a população em sofrimento mental agudo que precisa ser estabilizada por meio de internação hospitalar, normalmente de curto prazo. A proposta também visa atender pacientes com problemas clínicos e adoecimento mental e oferecer assistência integral a partir da conexão com várias clínicas”, explicou.

Nova enfermaria Psiquiatria (1)

Já a coordenadora de enfermagem do setor, Lidiane da Costa Santos, comemorou a nova fase e agradeceu a todos os envolvidos na intervenção. “Era um sonho que agora tornou-se realidade. Esperamos muito por esse momento e finalmente essa gestão conseguiu concluir a reforma. Todos estão de parabéns.”

Na unidade, os pacientes são diariamente acompanhados pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, além de passarem por atendimentos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município. Em 2015, o pronto-socorro da Psiquiatria registrou mais de 6.500 atendimentos e 630 internações.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Hospital Nardini entrega reforma da nova enfermaria da Psiquiatria"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *