Mutirão regional envolve mais de 500 agentes de Saúde em ações contra o mosquito da dengue

759 0

Da Redação – O sábado (12) foi marcado por ações preventivas e educativas da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, nas proximidades do Jardim Zaíra, em Mauá, área de divisa com os municípios de Santo André e São Paulo.

A região, que possui mais de 100 mil habitantes, recebeu a segunda mobilização “ABC contra o Aedes” deste ano, mobilizando mais de 500 agentes de saúde em visitas a residências e estabelecimentos comerciais, para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito. O prefeito de Mauá, Donisete Braga, secretários de Saúde dos municípios do ABC, além do secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, prestigiaram o mutirão.

As visitas casa a casa no Jardim Zaíra 3 e no bairro Nova Mauá abriram as atividades da mobilização, com a presença de 211 agentes de Saúde da prefeitura de Mauá orientando os moradores. Na divisa com São Paulo, no Parque das Flores, outros 92 agentes da capital paulista realizavam as vistorias e davam orientações sobre como evitar os criadouros dentro das residências e comércios. Também na divisa de Santo André, a região do Jardim Ana Maria, Parque Novo Oratório e Jardim Santo Alberto concentravam outros 260 agentes ambientais daquele município, com meta de atingir aproximadamente oito mil imóveis.

Paralelamente, uma caminhada foi organizada, a partir da UBS Jardim Zaíra 3 até o principal ponto de concentração do ato, no cruzamento da Avenida Sebastião Antonio da Silva e Avenida Presidente Castelo Branco, próximo à feira-livre do bairro. A intenção foi chamar a atenção dos moradores para a luta contra o Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

“Com essa grande cruzada da região do ABC em conjunto com a capital, estaremos protegendo a população. É um grande exemplo para o Estado de São Paulo”, destacou o prefeito anfitrião, Donisete Braga, acompanhado pelo titular da Saúde de Mauá, Luis Toffani. O secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, também ressaltou a importância da união entre as cidades. “A dengue não escolhe fronteiras. Se cada um cuidar da faxina na sua casa uma vez por semana, vamos interromper o ciclo de vida do mosquito”, acrescentou Padilha.

Para o coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário da pasta em Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, “se alguém tinha dúvidas da importância da ação integrada, a grande participação do Jardim Zaíra mostrou o acerto dos mutirões conjuntos”. Para o coordenador, a atividade deverá prosseguir em caráter permanente. “A luta prossegue, não só no verão, mas também no inverno, para chegarmos a 2017 em situação de controle da dengue”, defendeu. A secretária de Saúde de São Bernardo do Campo, Odete Gialdi, lembrou que, segundo pesquisas, os brasileiros já sabem como combater os focos da doença. “Então cada um precisa fazer a sua parte”, alertou.

A ação regional contou com a participação das equipes de Saúde, Defesa Civil, Educação e Segurança Urbana, além de parceiros como a União dos Escoteiros/SP, Escoteiros Mirins de Mauá e lideranças comunitárias. O mutirão contou com barracas com amostras de larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos, teatro de fantoches e personagens fantasiados que participaram da ‘dança do mosquito’, alegrando crianças e adultos. A próxima atividade regional está prevista para o mês de abril.

As ações integradas vem sendo promovidas pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC desde o final de setembro de 2015, com realização da primeira mobilização na divisa entre Diadema e São Bernardo do Campo. Em dezembro, a entidade regional lançou oficialmente a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue com o slogan: “Combater os focos da dengue está em suas mãos”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mutirão regional envolve mais de 500 agentes de Saúde em ações contra o mosquito da dengue"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *