Mutirão da Saúde de SCS bate recorde e atende 4.000 pacientes

561 0

Da Redação – Lançado em maio de 2015 com o objetivo de zerar a espera por consultas com médicos especialistas, o Programa Fila Zero de São Caetano segue como exemplo para a saúde pública do Brasil. Realizado sábado (16), no Hospital São Caetano, o 11º Mutirão da Saúde bateu recorde de atendimentos em um único evento. Foram 4.000 pacientes. Somados todos os mutirões mensais da Prefeitura, o Fila Zero totaliza cerca de 30.000 atendimentos.

Mais uma vez presente, o prefeito Paulo Pinheiro ressaltou que os serviços estão cada vez mais ágeis e eficientes. “Seguimos como referência nacional com consultas e exames sem a necessidade de agendamento. Com a crise econômica, muitas pessoas têm cancelado os seus convênios particulares. Posso afirmar que a qualidade e velocidade da nossa Rede Municipal de Saúde é melhor. Estamos preparados para absorver toda a demanda da cidade, que cresceu nos últimos anos com a verticalização desenfreada.”

O novo secretário municipal de Saúde, Dr. Silvio Luiz Martinez, que ficou com o gabinete aberto, observou que o mutirão novamente foi um sucesso de público e de avaliação. “Uma vez que se tornou uma medida eficaz no atendimento às demandas da população, que já colocou a iniciativa na agenda. É um ótimo modelo de como se faz boa gestão na Saúde de São Caetano”, garantiu.

Antônio Figueiredo, morador do Bairro Santa Paula, aproveitou a oportunidade para fazer raios-X. “O atendimento foi rápido e muito bom. Vim fazer alguns exames que estava precisando e já saí daqui com a marcação para o médico e tudo mais. A Prefeitura está de parabéns”, elogiou. Já Marisa Torres, do Bairro Santo Antônio, passou pela Geriatria. “Achei tudo excelente. O atendimento, orientações e encaminhamentos necessários e de forma rápida. Gostei muito da atenção que o médico deu, explicando bem e tirando minhas dúvidas.”

Balanço – Atuaram 50 médicos em 24 especialidades. Os atendimentos espontâneos abrangeram Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Infectologia (Teste Rápido de HIV), Odontologia (Unidade Móvel), Oftalmologia (Unidade Móvel), Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pequenas Cirurgias/Procedimentos, Psiquiatria, Urologia e Vascular. Já os agendados pela Central de Agendamento e Regulação da Saúde, Avaliação Pré-Anestésica (Anestesistas), Cardiologia Pré-Operatório, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Raio-X, Reumatologia e Ultrassom.

Nesta 11ª edição, durante as quatro horas de evento, os munícipes puderam dar uma relaxada. A Quick Massage levou a técnica do Shiatsu para aliviar pontos de tensão no corpo. Tudo gratuitamente à população sulsancaetanense. Após passarem pelas consultas e exames, os pacientes retiraram de forma rápida os remédios prescritos no Centro de Distribuição de Medicamentos.

Especialistas, auxiliares e técnicos de enfermagem reforçaram a ação global da Secretaria de Saúde. Foram oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia, além das ambulâncias para o deslocamento de pacientes. A Ouvidoria da Saúde atendeu reclamações, críticas e sugestões dos moradores. O esquema de transporte esteve disponível, inclusive para as pessoas com deficiência.

Vertente do Fila Zero, as Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento também estiveram presentes com consultas e exames. Juntamente com os fantoches do teatro da Guarda Civil Municipal (GCM), estudantes de Medicina da USCS do +QAlegria animaram a espera, com brincadeiras e músicas. Criado em 2015, o grupo universitário inspirado nos Doutores da Alegria frequenta hospitais, unidades de Saúde e asilos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mutirão da Saúde de SCS bate recorde e atende 4.000 pacientes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *