Musical Les Misérables brilha em São Paulo até julho

327 0

* Mari Tavares – Falar do musical Les Misérables, ou simplesmente Les Mis, é falar também de uma das mais belas obras do universo literário de todos os tempos.

Escrita por Victor Hugo, em abril de 1862, foi publicada simultaneamente em várias cidades do mundo à época, como Leipsig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia e Rio de Janeiro. E o paulistano tem até o final de julho para apreciar este espetáculo que encanta o público onde se apresenta.

Desde o seu lançamento, com sucesso descomunal, já se previa que a obra seria uma das mais traduzidas mundo afora. O drama e a vida dos personagens, a miséria exposta, ambientada na França do século XIX, entre a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de 1832.

Nesse contexto vivem Jean Valjean, condenado injustamente por roubar um pão e que consegue fugir das masmorras francesas, além de Fantinne, Cosette, Marius, Thénardier, Eponine, Gavroche e o temido inspetor Javert, que persegue Valjean sem misericórdia e incansavelmente.

O espetáculo, como todo grande sucesso, é fadado a não ser esquecido por seus espectadores. Assistindo ao musical “Oliver”, em Londres, o compositor francês Alain Boublil chegou a imaginar os personagens de Victor Hugo nos palcos e teve a brilhante ideia de adaptar a obra do autor para um musical.

Foi assim que, em setembro de 1980, a versão musical para o teatro de Les Misérables, dirigida por Robert Hossein, um veterano do cinema francês, foi finalmente produzida em Paris, no Palais des Sports, com mais de 100 apresentações e visto por mais de 500 mil pessoas.

Após mais de 45 produções no circuito internacional, o espetáculo desembarcou em março aqui no Brasil pela segunda vez. A primeira montagem foi em 2001.

Nesta nova temporada em São Paulo, o musical brilha no palco do Teatro Renault, o antigo Teatro Abril, até o dia 30 de julho. Trazendo uma versão repaginada, elaborada em 2001 em Londres, especialmente, para comemorar os 25 anos de exibição do Les Mis.

Em terras paulistanas – Em São Paulo, o sucesso do espetáculo já se mostra nos mais de 100 mil espectadores que passaram pelo teatro. A montagem atual traz como novidade um cenário com pinturas do próprio Victor Hugo ao fundo, por vezes animadas, como uma estrela que pisca, ou um movimento na água.

Para quem teve o prazer de ler a obra ou então é fã de musicais, esta é uma oportunidade única de assistir e se emocionar com a encarnação dos personagens, como a linda e doce menina Cosette, que apesar de toda sorte de sofrimento e injustiças pelos quais passou, consegue manter a doçura, a dignidade e, especialmente, a esperança.

Serviço – Musical Les Misérables, até o dia 30 de julho, no Teatro Renault (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411,Telefone (11) 2846-6060. Preços R$ 25.00 a R$ 330.00. Quintas e Sextas, às 21h | Sábados, às 16h e 21h | Domingos, às 15h e 20h

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Musical Les Misérables brilha em São Paulo até julho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *