Museu do Futebol realiza encontro literário sobre futebol

394 0

Da Redação – O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, preparou uma programação especial que mescla literatura e futebol no mês de julho. No dia 16 de julho, das 9h00 às 13h00, o museu irá realizar a 79ª reunião aberta do MEMOFUT, grupo de literatura e memória do futebol.

Com temáticas como “Clube Atlético Ypiranga – 110 Anos de Vida, 52 Anos de Futebol”, com Celso Unzelte e Sérgio Miranda Paz; “Holanda”, com palestra de Max Gehringer; debate com Cesar Oliveira, Ricardo Mazone  e Rafael Silva  sobre a obra de Thomaz Mazzoni e lançamento da segunda edição, remasterizada, do Livro “Flô – o Goleiro Melhor do Mundo”, escrito por Mazzoni e lançado originalmente em 1941.

Os visitantes poderão conferir também o bate-papo, no dia 23 de julho, das 9h30 às 14h00, com os jornalistas Rodrigo Capelo, da Revista Época, André Kfouri e Gerd Wenzesl, do Espn e Mauro Beting da Fox Sports. Evento será seguido de lançamento do livro “Gol da Alemanha”, dos coautores Axel Torres e André Schön, que respondem alguns questionamentos sobre o universo futebolístico.

Já no dia 27 de julho, às 19h30, será a vez do sociólogo francês Michel Raspaud, autor do livro Histoire du football au Brésil realizar palestra sobre a obra. O livro é o primeiro em francês sobre o esporte brasileiro, oferecendo ao leitor não só uma história condensada do esporte no Brasil, com suas façanhas e seus campeões, mas também a sua organização e estruturas, a política de esportes, bem como o locais de práticas desportivas e físicas.

Todas as atividades são gratuitas e para participar é necessário retirar os ingressos uma hora antes de cada evento.

Sábado 16/07 – 79º Reunião aberta do MEMOFUT – Grupo de literatura e memória do futebol
Horário: 9h às 13h Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira; Descrição: Palestra – “Clube Atlético Ypiranga – 110 Anos de Vida, 52 Anos de Futebol”, com Celso Unzelte e Sérgio Miranda Paz

Palestra – “Holanda”, com Max Gehringer.
Debate com Cesar Oliveira, Ricardo Mazone e Rafael Silva  sobre a Obra de Thomaz Mazzoni e lançamento da segunda edição, remasterizada, do Livro “Flô – o Goleiro Melhor do Mundo”, escrito por Mazzoni e lançado originalmente em 1941. Atividade gratuita e aberta ao público.

Sábado 23/07 – Bate Papo e lançamento do livro – “Gol da Alemanha”
Horário: 9h30 às 14h Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira; Convidados:
Mesa 1 Rodrigo Capelo – mediador (revista Época)
Gustavo Vieira (gerente de futebol do São Paulo FC)
Eduardo Conde Tega (CEO da Universidade do Futebol)

Mesa 2
André Kfouri – mediador (Espn)
Mauro Beting (Fox Sports)
Gerd Wenzel (Espn)
João Paulo Medina (fundador da Universidade do Futebol)

Sobre o livro – “Gol da Alemanha” – Os coautores do livro, o espanhol Axel Torres e o alemão André Schön, partem de um extenso processo investigativo para responder as perguntas que todo o mundo do futebol vinha se fazendo: como, por quê e pelas mãos de quem o futebol alemão se reergueu? Gol da Alemanha conta o pedaço mais fascinante dessa história e traz uma viagem no tempo para entender as transformações do Futebol alemão até a conquista da copa de 2014. Atividade gratuita e aberta ao público.

Quarta-feira 27/07 – Palestra como Sociólogo francês Michel Raspaud – autor do livro autor de “Histoire du football au Brésil” (2010)
Horário: 19h30;
Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira; Descrição: Sobre o livro – “Histoire du football au Brésil” (2010) – relata com uma perspectiva sociológica e histórica o primeiro livro francês sobre o esporte brasileiro, oferecendo ao leitor não só uma história condensada do esporte no Brasil, com suas façanhas e seus campeões, mas também a sua organização e estruturas, a política de esportes, bem como o local de práticas desportivas e físicas. Atividade gratuita e aberta ao público.

Serviço – Museu do Futebol (Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP). Funcionamento do Museu: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até às 16h). Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até às 17h) Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50  | Entrada gratuita aos sábados para todos os públicos. *Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu. * Conferir o horário de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu e a programação de atividades educativas e culturais no site www.museudofutebol.org,br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Museu do Futebol realiza encontro literário sobre futebol"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *