Museu do Futebol oferece atividades especiais para o final de semana

817 0

Da Redação – No dia 2 de abril, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá a apresentação dos resultados do   projeto “Visibilidade Para o Futebol Feminino”, lançado em maio de 2015 com o objetivo de divulgar a história da participação das mulheres no futebol brasileiro desde o início do século XX.  Na ocasião, serão apresentados os desdobramentos até o momento,   bate-papo com ex-jogadoras de futebol da década de 80 como Rose do Rio, Marisa Pires e Heloisa Baldy Reis e a advogada criminalista e defensora dos direitos da mulher no futebol, Zulaiê Cobra.  Além de exibição  do  documentário Impedidas, que aborda o tema da mulher no futebol.

O público também terá a oportunidade de conferir o último final de semana da exposição temporária “As Donas da Bola”,   que também integra o projeto, e  visitar o Museu do Futebol “vestido” da modalidade feminina. A exposição é uma iniciativa de um grupo de onze fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, profissionalmente ou por diversão. O resultado é mostrado em 42 imagens que contam histórias sobre mulheres que são íntimas da bola e do jogo de futebol.

Para agitar o final de semana, o Museu preparou ainda atividades para toda família como o Quiz Verdade ou Mentira – Olimpíadas e Paralimpíadas em comemoração ao Dia da Mentira.  Na atividade, o visitante receberá um caderno com informações sobre os Jogos Olímpicos e as Paralimpíadas, para verificar, na sala Copas do Mundo, se as afirmativas apresentadas estão de acordo com os fatos. Já na visita ao Estádio do Pacaembu com educadores do Museu, os visitantes serão estimulados a pensar no diálogo sobre a história do bairro e do Estádio, dando continuidade, em seguida, à visita no espaço expositivo do Museu do Futebol.

Serviço – Confira a programação completa:
Ação: Apresentação dos desdobramentos e resultados do projeto #visibilidadeparaofutebolfeminino
Descrição: Apresentação dos desdobramentos e resultados do projeto
#visibilidadeparaofutebolfeminino com:
– Aira Bonfim – Pesquisadora do Museu do Futebol
– Lu Castro – jornalista e organizadora dos debates
– Silvana Goellner – professora da UFRGS, pesquisadora sobre Gênero e Esporte e co-curadora na exposição

Convidadas para bate papo: Década de 80: Regulamentação do Futebol Feminino
– Rose do Rio, ex jogadora de futebol na década de 80 e militante modalidade no Brasil
– Marisa Pires, ex jogadora e primeira capitã da Seleção Brasileira nos anos 80
– Dra. Zulaiê Cobra, advogada criminalista e defensora dos direitos da mulher no futebol
– Heloisa Baldy Reis, ex jogadora do Guarani na década de 80, e professora titular da Faculdade de Educação Física da Unicamp

Exibição do Documentário “Impedidas”
Horário: 10h às 13h
Local: Museu do Futebol: Auditório Armando Nogueira;
Atividade gratuita e aberta ao público.

ATIVIDADES EDUCATIVAS
Ação: Visita educativa ao estádio Pacaembu + Museu
Data: 02/04;
Horário: início 11h às 12h30;
Local: Visita educativa ao estádio Pacaembu + Museu
Descrição: Visita educativa mediada com educador do Museu iniciando no Estádio do
Pacaembu com diálogo sobre a história do bairro e do Estádio, dando continuidade, em seguida, à visita no espaço expositivo do Museu do Futebol, com a proposta de levar ao público reflexões sobre o futebol como elemento cultural do Brasil. (até 20 pessoas)

Ação: Atividade Educativa – Quiz Verdade ou Mentira – Olimpíadas e Paralimpíadas
Data: 02/04;
Horário: 11h às 12h30;
Local: Museu do Futebol – Sala Copas do Mundo
Descrição: Em comemoração ao Dia da Mentira, o Museu do Futebol propõe transformar falsas verdades em conhecimento e, para isso, o Núcleo de Ação Educativa desenvolveu o Quis Verdade ou Mentira. Na atividade, o visitante receberá um caderno com informações sobre osJogos Olímpicos e as Paralimpíadas, provocando-o a verificar, na sala Copas do Mundo, se as afirmativas apresentadas estão de acordo com os fatos. Portanto, pegue seu caderno de afirmativas com um educador e investigue as verdades ou as mentiras sobre a história desses dois eventos que reúnem várias modalidades esportivas.

Ação: Atividade Educativa – Pakayemby;
Data: 02/04;
Horário: 14h às 15h30;
Local: Museu do Futebol – Sala Grande Área;
Descrição: Atividade educativa composta por dois quebra-cabeças em grande escala que
reproduzem a planta do estádio da década de 30 e a vista aérea na década de 90, com foco na deficiência física, propõe uma discussão sobre as transformações sofridas pelo estádio e pelo bairro, estimulando o raciocínio lógico-espacial e coordenação motora;

Serviço – MUSEU DO FUTEBOL – Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até às 16h). Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até às 17h) Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50 para estudantes, idosos, aposentados com identificação. Aceita cartão.
Entrada gratuita aos sábados para todos os públicos. *Gratuidade: Crianças até 7 anos , Professores da Rede Pública de ensino, pessoas com deficiência e categorias profissionais que fazem parte do projeto “Pode entrar que a casa é sua” (necessária apresentação de documentos) *Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu. *Conferir o horário de funcionamento do museu em dias de jogos no Estádio do Pacaembu

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Museu do Futebol oferece atividades especiais para o final de semana"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *