Movimentos em defesa dos direitos da criança e do adolescente participam de encontro em Brasília

801 0

Da Redação – O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos realizam nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, em Brasília (DF), o Encontro Pela absoluta prioridade da criança e do adolescente. A programação – idealizada para ampliar a participação e dar espaço para grupos muitas vezes invisibilizados na agenda nacional da criança e do adolescente – é composta de painéis, grupos de discussão, lançamento de publicações, assim como sarau e mostra de cinema.

O encontro terá início com a saudação de abertura, que contará com a participação do presidente e do vice-presidente do Conanda, Rodrigo Torres e Fábio Paes, respectivamente, além do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Pimenta (PT/RS), da adolescente do G38, Alessa Sumie, e da diretora da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), e Salete Valesan.

Convidados – João Paulo Rodrigues, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Ana Paula Perles, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e Lucas Bertolucci, representante dos adolescentes do G38 do Conanda, participarão do primeiro painel de discussões, que debaterá O Brasil que queremos para nossas crianças e adolescentes.

25 anos do ECA: Rumo à X Conferência Nacional DCA é o tema do segundo painel de debates, que contará com Enid Rocha, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Humberto Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria Socorro Souza, presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Rodman Santos, adolescente do G38.

O objetivo é produzir insumos a partir dos diversos campos de inserção e atuação dos participantes, fortalecendo o processo de preparação para a X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para acontecer em abril de 2016.

Pluralidade – A diversidade do público de 400 pessoas é um dos principais aspectos do encontro, que busca como resultado a construção de uma agenda propositiva, inclusiva e diversa a favor dos DCA, levando em consideração gênero, raça e etnia, orientação sexual, deficiência, diversidades regional e religiosa. Por isso, além das/os conselheiras/os nacionais e estaduais de direitos da criança e do adolescente, movimentos, fóruns e redes da infância e adolescência de todo o Brasil, estarão presentes também grupos quilombolas, em situação de rua, faxinalenses, ciganos, em cumprimento de medidas socioeducativas, de fronteiras, de terreiros, do movimento negro, mães da candelária e de maio, contra a redução da maioridade penal, entre outros. Todos formados por adultos, crianças e adolescentes.

Os parceiros desta ação são a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O evento é exclusivo para convidados.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Movimentos em defesa dos direitos da criança e do adolescente participam de encontro em Brasília"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *