Mostra celebra 26 anos de carreira de Luiz Gonzaga de Souza

804 0

Da Redação – A Câmara de Cultura Antonino Assumpção, no Centro de São Bernardo, recebe, a partir de sábado (14), às 14h, exposição que celebra os 26 anos de carreira de Luiz Gonzaga de Souza. A mostra conta com 14 peças do artista plástico – pinturas em telas e madeira de diferentes períodos de sua vida.

A exposição reúne peças da coleção pessoal de Luiz Gonzaga, inclusive atuais, assim como do acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo. “Em 26 anos de carreira muita coisa vai mudando, mas mantenho meu estilo. Houve, claro, mudança e aperfeiçoamento na técnica. Acho que venho me aprimorando como artista”, conta o expositor.

Esse desenvolvimento poderá ser conferido na mostra, que apresenta pinturas figurativas que remetem à arte popular da cultura nordestina. Por meio de cores puras, ausência de planos, frontalidade e sínteses, o artista aborda temas variados: figuras humanas, naturezas-mortas, pássaros, animais – às vezes fantásticos, máscaras, objetos mágicos, reminiscências de danças, folguedos e costumes da área rural.

Natural de Várzea Alegre (CE), Luiz reside em São Bernardo há 44 anos e já é considerado artista da cidade. Sua primeira exposição foi realizada na coletiva do Núcleo Henfil de Ação Cultural, que abrigou a Pinacoteca entre 1990 e 2009.

“Essa é a primeira vez que participo de uma exposição exclusiva na Câmara de Cultura. É uma grande oportunidade”, conta Luiz, que já teve trabalhos expostos em outros locais na cidade, como na Biblioteca Monteiro Lobato e na Pinacoteca.

No dia da abertura da mostra, às 14h, o próprio artista vai receber o público.

História – A Câmara de Cultura foi construída em 1890, por José D’Angelo. Foi ocupada inicialmente pela Câmara Municipal do antigo Município de São Bernardo, que, à época, compreendia todo o atual ABC. Serviu, ainda, como gabinete para vários prefeitos e sediou a Casa dos Esportes. Desde 1997 funciona como um local dedicado à cultura.

Serviço – Mostra celebra 26 anos de carreira de Luiz Gonzaga de Souza, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro, de São Bernardo – Fone: 4125-0054). Abertura: dia 14, das 14h às 17h. Visitação até 16/07: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h30, e sábados, das 9h às 12h

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mostra celebra 26 anos de carreira de Luiz Gonzaga de Souza"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *