Mostra apresenta trabalhos das oficinas culturais da Prefeitura de SBC

950 0

Da Redação – Os alunos que participaram das Oficinas Culturais e gratuitas da Prefeitura de São Bernardo apresentam, entre os dias 14 de novembro e 5 de dezembro, mostra dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. As atrações são diversificadas – peças teatrais, shows musicais e de dança e até de interação com o público – e serão oferecidas em diversos pontos da cidade (veja programação abaixo).

Neste ano, foram realizadas 54 oficinas, pelas quais passaram mais de 1.500 alunos, com idades que variam de 5 a 80 anos. Com a capacitação, o objetivo da Prefeitura é ampliar o repertório artístico e cultural dos inscritos, estimulando a criação e as manifestações poéticas.

Cleide Mariano, professora da oficina de dança infantil, explica que nas aulas tenta cultivar nos alunos o apreço pela arte. “A oficina é baseada na dança contemporânea para a criança, no seu corpo, no que ela pensa, no que gosta, as brincadeiras. A ideia é despertar a criatividade e o respeito com os amigos e com o próprio corpo.”

A professora explica ainda que a apresentação dos alunos na mostra será um espelho do que eles vêm desenvolvendo em aula. “O espetáculo é dividido em duas partes. A primeira é a do trabalho criativo, que seria a coreografia desenvolvida pelos próprios alunos, baseada nas atividades do dia a dia. A segunda parte será o trabalho que eles desenvolveram com objetos, como lençol, baú e guarda-chuva.”

O grupo de dança é composto por alunos de 5 a 11 anos, entre eles alguns especiais, que demonstraram grande desenvolvimento ao longo da oficina. “Tenho uma aluna que tinha muita dificuldade até para entrar em sala de aula. Hoje ela interage durante as aulas e até se apresentará na mostra. Isso é o mais importante no meu trabalho: ajudar os pequenos a se inserir no mundo da arte. Eu sou apenas o primeiro passo no despertar dessas crianças”, conta Cleide.

Rafael Crivelari Tazian, um dos alunos que irá participar da mostra, no Teatro Lauro Gomes, no Rudge Ramos, conta que aprendeu durante as oficinas a tocar viola. “Há uns 3 anos eu soube que abriria uma turma para a oficina de viola. Me inscrevi e comecei a tocar o instrumento. A qualidade da oficina é muito boa, o professor é ótimo e nos instrui de maneira que a gente consegue evoluir musicalmente. Faremos uma boa apresentação”, explica.

Rafael indica as oficinas aos amigos. “Quando me perguntam onde aprendi a tocar, conto sobre esse programa da Prefeitura. As aulas me ajudaram a aprender e a aperfeiçoar minha técnica, por isso eu indico para meus amigos e conhecidos”, conta.

Quem deseja participar das oficinas no ano que vem deve ficar atento ao período de inscrição. Informações sobre a abertura de novas turmas são divulgadas no Guia da Cidade e na página do Guia Online (www.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade). Mais informações pelo telefone 4336-8313.

Confira a programação da Mostra
Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo
Artes circenses, dança para crianças, violão e exposições do ateliê de artes manuais e ateliê de pintura em tela.
Dia 14, 10h

Emeb Antonio dos Santos Farias
Teatro e exposição de livro artesanal (Polo Cultural Jardim Represa).
Dia 14, 10h

Centro Cultural Jácomo Guazzelli
Dança urbana, teatro, violão e as exposições do ateliê de pintura em tela e do livro artesanal.
Dia 14, 14h

Biblioteca Machado de Assis
Violão (Polo Cultural Riacho Grande).
Dia 14, 14h

Emeb Irmã Odete Maria Ramos Pinto
– Violão e exposição: contar e criar, com aula aberta ao público (Polo Cultural Vila São Pedro).
– Teatro: “Sou Enquanto Sonho Quanto”.
Dia 14, 14h

Emaei Prof. Paulo Bugni
Aula baile (dança de salão)
Dias 23 e 25, 19h

Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Exposições de desenho, escultura, livro artesanal, origami e xilogravura.
Abertura: Dia 28, 11h. Visitação: até 12/12

Teatro Martins Pena
Recital de acordeon, canto coral, viola e violão
Dia 5/12, 19h

Mostra coletiva das oficinas no Teatro Lauro Gomes
– Dança urbana (Emaei Prof. Paulo Bugni e Centro Cultural Jácomo Guazzelli)
– Flamenco, dança cigana e dança do ventre (Emaei Prof. Paulo Bugni)
– Teatro (Polo Cultural Vila São Pedro)
– Viola (Teatro Martins Pena).
Dia 17, 19h

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mostra apresenta trabalhos das oficinas culturais da Prefeitura de SBC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *