Moradores do Taboão e região mostram satisfação com avanços do OP

569 0

Da Redação – “A população participa cada vez mais das plenárias. Isso é bom já que a democracia se fortalece quando se ouve o povo, como acontece em nossa cidade”, disse a moradora da Vila Flórida, Isabel Rosana Lopes, antes de apresentar sua demanda na plenária deliberativa do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 nesta quarta-feira (11), na Emeb) Prof. Ramiro Gonçalez Fernandes, no Taboão.

No encontro, um dos 20 que a Prefeitura de São Bernardo está realizando em toda a cidade até o dia 1º de junho, os moradores escolhem prioridades de investimento para a sua região e para a cidade que poderão, posteriormente, ser incorporadas ao orçamento e executadas. Inscreveram-se para participar da reunião 95 munícipes da chamada Região A, que compreende, entre outras, as comunidades dos bairros Taboão, Vl. Santa Luzia, Jd. Madeira, Jd. Celeste, Vl. Nova Santa Luzia, Vl. Esther, Vl. Ruth, Jd. Montreal, Bairro Suisso, Pq. Industrial dos Ourives e Vl. Flórida.

Os moradores escolheram como prioridades para a sua região a revitalização da Emeb Ramiro Gonzales Fernandes, no Taboão; a revitalização da Praça Kaku Katsumata, na Rua França; e a revitalização da Praça Elygio Andreta, entre as ruas Amaro José dos Santos, Alemanha e Albino. Para a cidade foi eleita a revitalização do CREC Vila Marlene.

Maria Luisa Oliveira, 70 anos, que mora na Vila Flórida há 45 anos, conta que seu bairro está experimentando muito progresso nos últimos tempos. “As ruas e praças nunca estiveram tão arrumadas, tudo é muito organizado e funciona na cidade. A praça perto da minha casa está em reforma e logo eu e minha família teremos mais um espaço de lazer”, disse.

Depois de explicar como funciona o processo participativo na definição das prioridades de investimento do poder público municipal, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, falou sobre alguns dos avanços que a cidade vem experimentando graças ao OP. “Aqui trabalhamos com democracia e transparência. É a população que indica o caminho a seguir. Nós fizemos um modelo de governança que difere dos anteriores na história da nossa cidade. São Bernardo nunca progrediu tanto.”

No encontro, a população também ficou sabendo sobre a situação das demandas eleitas como prioridades durante os OPs anteriores – 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Foram concluídas a revitalização do Ginásio Esportivo do Taboão; a pavimentação da Rua José Moutinho (Liuba); a reforma e ampliação da Emeb Paschoal Carlos Magno; e a revitalização da Praça Santa Luzia, na Vila Santa Luzia. Estão em andamento a reforma e ampliação da Emeb Prof. Paulo Teixeira de Camargo e a revitalização da Praça Judith Menzione, na Vila Flórida.

Para compor o Conselho Municipal do Orçamento (CMO), que define quais demandas serão incluídas na peça orçamentária, foram eleitas as moradoras Hiroko Shikasha, titular, e Luciana Fontanela, suplente. Os participantes cadastrados também escolheram representantes regionais, eleitos por microrregião, que fiscalizam obras e serviços.

A próxima plenária deliberativa do OP será na Região I, nesta quinta-feira (12), na Emeb José Cataldi- Rua João Gerbelli, 330, no Jardim Andreia Demarchi. O calendário completo das plenárias pode ser acessado no site da Prefeitura, no link www.saobernardo.sp.gov.br/op2016.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Moradores do Taboão e região mostram satisfação com avanços do OP"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *