Moradores de Ribeirão são certificados em cursos de qualificação profissional

407 0

Da Redação – Cerca de 150 alunos dos cursos de qualificação profissional ministrados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, em parceria com o Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire e instituições parceiras, receberam seus certificados durante formatura realizada nesta quarta-feira, dia 19. O grupo de formandos, das turmas do 2º semestre, é composto por alunos da Escola da Beleza (Assistente de Cabeleireiro e Manicure/Pedicure), Padaria Artesanal, Informática, Construção Civil (Pedreiro), Costurando o Futuro e Natal Espetacular.

“Essa foi uma noite muito especial, em que conhecemos histórias de superação de moradores que, através da oportunidade de retomar os estudos e aprender novas técnicas profissionais, ampliaram seu horizonte de oportunidades. Desde 2017, mais de 1500 alunos foram contemplados pelas formações em diversas áreas. Esse é um dos maiores legados que um gestor público pode deixar: a edificação do ser humano”, declarou o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira, Kiko.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do município, Flávia Dotto, parabenizou os alunos, professores e toda a equipe que atua na área de formação profissional. “Vocês são grandes vencedores, que com foco atingiram seus objetivos e adquiriram novos conhecimentos que levarão para a vida”, disse.

Neste semestre, além das aulas convencionais do curso de Corte e Costura, as alunas da professora Lucilene Claudino Nascimento confeccionaram uniformes para crianças das creches municipais através do projeto “Costurando o Futuro”, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

“Foi uma etapa de muito aprendizado que possibilitou a confecção de 500 uniformes – incluindo calça, camiseta e blusão – que serão entregues às crianças da nossa cidade”, completou a professora. Na ocasião da formatura, crianças desfilaram os novos uniformes produzidos pelo projeto.

O Natal Espetacular, desenvolvido também por meio de convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que contou com a capacitação de moradores ribeirão-pirenses, resultou na decoração de Natal da Vila do Doce. Os enfeites foram produzidos artesanalmente a partir do reaproveitamento de garrafas PET arrecadadas por alunos das escolas municipais Carlos Rohm I e II e Sebastião Vayego de Carvalho, através da Gincana Cooperativa.

Moradora do bairro Santa Luzia, Margarida da Silva Medeiros, 61 anos, aluna do curso da Escola da Beleza – Manicure/Pedicure, ministrado pela professora Shirley Leôncio, encontrou uma alternativa para prover o sustento da casa, já que, tanto ela quanto o marido, estavam desempregados. “Foi uma experiência nova que me fez enxergar que não há idade para recomeçar. Já tenho atendido clientes a domicílio e, com o dinheiro, estou conseguindo alcançar alguns objetivos. Não quero mais parar de estudar”, completou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Moradores de Ribeirão são certificados em cursos de qualificação profissional"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *