Misto de performance, ação lúdica e manifesto, intervenção interage com público e debate questões de gênero e sexualidade

552 0

Da Redação – No próximo domingo (28), o Sesc Ipiranga recebe um evento que debate com bom humor questões de diversidade e preconceito. O Campeonato Interdrag de Gaymada é uma intervenção urbana que surge como possibilidade de uma prática artística com o objetivo de discutir questões sobre identidade de gênero e diversidade sexual no âmbito público, de maneira agregadora e leve, além de muito bem-humorada.

O espetáculo tem a estrutura de um campeonato esportivo: com uma chave de oito times, presença de líderes de torcida, uma DJ e uma juíza que animam a partida, da qual podem participar quaisquer pessoas. Os times são formados de maneira espontânea, sem distinção de idade, classe social, etnia e, principalmente, identidade de gênero ou orientação sexual.

Nos intervalos da partida o Coletivo relembra casos de agressão e morte gerados pela discriminação no Brasil, em uma tentativa de combater o preconceito e dar visibilidade às questões da comunidade LGBTTQI no mundo.

Uma iniciativa do coletivo TODA DESEO (BH/MG), que desde sua primeira edição a Gaymada reuniu cerca de 15 mil pessoas: jovens, crianças, idosos dispostos a ocupar os espaços públicos de um modo diferente, em um ato resistência à heteronormatividade e contra preconceitos de toda ordem.

Coletivo Toda Deseo – A TODA DESEO é um coletivo de artistas fundado em 2013, em Belo Horizonte. Sua pesquisa é voltada para novas formas de ocupação teatral e para a criação contemporânea a partir questões relacionadas a identidades de gênero e orientação sexual, dando ênfase nas pautas das pessoas trans. São atos de resistência, inclusão e de luta contra o preconceito.

Entre suas principais realizações estão as peças o espetáculo teatral No Soy Un Maricón (2013); Corpos que não importam (2014); Campeonato Interdrag de Gaymada (2015); Nossa Senhora (2016); SER – experimento para tempos sombrios (2016). Mantendo todo seu repertorio ativo, a companhia realiza intercâmbio com múltiplos artistas, como Raquel Castro, Alexandre de Sena/Espanca!, Márcio Abreu/Companhia Brasileira de Teatro, Daniel Toledo/TAZ.

Recebeu nos últimos anos prêmios de Direitos Humanos e Cidadania LGBT 2015 e 2016 por sua atuação e de destaque em ocupação pública. Suas produções têm sido constantemente elogiadas pela crítica especializada.

Serviço – Campeonato Interdrag de Gaymada, no domingo (28), às 15h, à Rua dos Patriotas – lateral do Sesc Ipiranga. Quanto: Grátis. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever no momento da atividades e não há limite de idade. Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Misto de performance, ação lúdica e manifesto, intervenção interage com público e debate questões de gênero e sexualidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *