Ministério das Cidades promove Encontro para discutir posição brasileira na Habitat III

641 0

Da Redação – O Ministério das Cidades, por meio do Conselho Nacional das Cidades, promove nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, o Encontro rumo à Conferência Habitat III. O evento será realizado em São Paulo, na Praça das Artes e a abertura oficial será feita pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A organização é uma parceira do Conselho das Cidades e a Secretaria de Habitação com o apoio do governo da Alemanha, Cities Alliance, Habitat for Humanitat, CBIC e Prefeitura de São Paulo.

O objetivo do Encontro é compartilhar informações de temas sociais e urbanos que permitam ampliar o debate nacional e internacional para subsidiar as discussões que ocorrerão na 3ª Conferencia das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, prevista para acontecer em outubro de 2016. O seminário também servirá para basilar a posição brasileira nas proposições relacionadas à Agenda Pós-2015 e os Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS) 11 Cidades Sustentáveis.

Durante os dois dias de encontro, os secretários nacionais do ministério das Cidades, Paulo Ferreira, de Saneamento Ambiental, Luiz Oliveira Ramos, de Acessibilidade e Programas Urbanos e Inês Magalhães, da Habitação, debaterão temas sobre Desafios do governo local e a nova agenda urbana; O direito a cidade como cento da nova agenda urbana; Governança democrática e participação social; Mobilidade Urbana ativa e segurança de pedestres e ciclistas; Cidades motorizada-desestimulo ao uso do automóvel; ODS 11 e o monitoramento de indicadores de desenvolvimento; Ativação de espaços coletivos e cidades seguras e Gêneros e cidades.

Também serão expostos trabalhos sobre Saneamento ambiental urbano e sustentável; Investimentos para infraestrutura urbana; Planejamento urbano e gestão de riscos; Cidades insurgentes-coletivos urbanos; Função social da cidade e equidade; Gestão metropolitana e governança urbana; Moradia digna: financiamento e desenvolvimento urbano inclusivo e Habitação social sustentável.

Habitat III – O Habitat III é parte do ciclo de conferências mundiais periódicas que acontece a cada 20 anos. O evento é organizado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) com o tema desenvolvimento urbano. O governo brasileiro tem participado das etapas de preparação da Habitat III de maneira democrática e participativa. A construção do Relatório Nacional, atualmente em fase de finalização, deu-se de maneira inclusiva por meio do Conselho Nacional das Cidades, da plataforma on-line Participa.br e da realização do Seminário Nacional para a Habitat III, em fevereiro de 2015. Todo esse processo tem orientado o posicionamento brasileiro nos comitês preparatórios da Habitat III.

Serviço – Encontro rumo à Conferência Habitat III. Abertura: Dia 29/02 às 18h. Segunda-feira (29/02) e terça-feira (1º/03), das 9h às 17h30, na Praça das Artes, Avenida São João nº 281 – Centro – São Paulo

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ministério das Cidades promove Encontro para discutir posição brasileira na Habitat III"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *