A mentira é verdadeira

639 0

* Maristela Prado – Vamos ser sinceros, toda mentira tem um fundo de verdade. Aquela brincadeirinha de mau gosto que no final vem aquela frase feita: “mentira, to brincando” será? Sempre se acha um jeito de acobertar aquilo que realmente se pensa, mas não se tem coragem de dizer. Às vezes é aquele amigo que você gosta muito e não quer magoar, ou seu irmão, seu filho… e a brincadeira vem numa forma mais leve de falar. Mas porque as pessoas mentem?

Nem sempre podemos ser totalmente sinceros, precisamos esconder certas coisas para não magoar. Mentir não é uma prática legal nem muito menos deve ser inserida na sua vida, mas as vezes é necessária. Talvez seja melhor falar em omitir, aquilo que não se quer contar, mentir é inventar, sair da realidade.

Quando se mente está fantasiando um mundo só seu , onde nada pode ser condenado ou mau visto pra quem se conta a mentira. Nesse mundo o centro é você. O ser humano quer ser admirado e ter razão, para isso essa fantasia acaba fazendo parte do seu ideal de pessoa, certas vezes até perfeita. Mas não existe pessoas perfeitas, estamos em aprendizado sempre. Ninguém sabe tudo, dia após dia aprendemos coisas novas, nos deparamos com situações antes não vividas, e aprendemos. Assim passam-se os anos e enxergamos que já existe bagagens na sua trajetória.

Se eu conto uma mentira de uma terceira pessoa, aí sim eu não estou agindo a favor de ninguém, isso é maldade, falta de caráter e incapacidade de ser quem você é ao lado daquela pessoa, por isso precisa queimá-la para sentir-se bem, sentir-se superior, isso é ser doente e ao mesmo tempo infeliz. Não é necessário destruir alguém para ser feliz, afinal continua-se sendo quem é, independente do que falou. A vida não muda porque derrubou mais uma peça do jogo de xadrez, terá que derrubar por toda a vida se não mudar a si mesmo.

Nada na vida nos transforma mais do que ir em busca das suas realizações, do seu ideal. A sua existência é essa, o seu eu será sempre o mesmo, as mentiras nunca farão diferença naquilo que se pretende, mas farão em quem você é. A mentira sempre é descoberta e quem perde é você que mentiu.

* Maristela Prado é Bacharel em Letras e revisora de textos, casada e mãe dois filhos adultos. Leia mais no blog As Letras da Vida

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "A mentira é verdadeira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *