TV Web das Favelas vai contar histórias das comunidades de SA

76 0

 Iniciativa visa resgatar e eternizar narrativas de vinte locais do município, além de oferecer programas ambientais, culturais e de entretenimento

Fotos: Divulgação/MDDF

Da Redação – Santo André é um município que possui mais de 160 favelas – ou núcleos habitacionais, como também são conhecidas. A existência, história e realidade de diversas comunidades ainda são de desconhecimento de uma parcela significativa da população, especialmente de quem vive longe desses locais. Para promover o resgate da memória histórica de algumas comunidades, o MDDF (Movimento de Defesa dos Moradores de Núcleos Habitacionais de Santo André) está lançando a TV Web das Favelas.

A estreia do canal, que é uma TV disponibilizada na internet, será nesta quarta-feira (28), às 20h, no Facebook e canal do YouTube da instituição. A iniciativa tem como objetivo principal eternizar a origem, vivências e acontecimentos de vinte comunidades do município, entre elas o núcleo Gamboa (Paraíso), núcleo Ipiranga (Parque João Ramalho) e núcleo Gonçalo Zarco (Vila Aquilino).

As narrativas são contadas por lideranças comunitárias, que compartilham dificuldades, alegrias, tristezas, superações e momentos marcantes. Muitos dos entrevistados chegaram no início da construção das comunidades e puderam acompanhar de perto toda a resistência e luta dos moradores para ter direito à moradia.

“O nosso intuito é mostrar histórias de periferias de Santo André a partir de entrevistas com pessoas que fazem parte do desenvolvimento das comunidades, reivindicam por melhores condições de vida e conhecem bem o local onde vivem. São relatos sinceros e detalhistas de lutas, conquistas, carências, sofrimentos, alegrias e sensação de orgulho e pertencimento”, explica a coordenadora da TV Web das Favelas, Carolina Estéfano, acrescentando que a iniciativa também conta com programas ambientais, culturais e de entretenimento.

“Quando a gente consegue produzir esse tipo de trabalho, levando informação e gerando uma rede de conhecimento, o olhar das pessoas para as comunidades é diferente”, afirma a presidente do MDDF, Josenilda Silva.

A TV Web das Favelas é um projeto financiado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. Além do quadro de entrevistas, a ação inclui na sua grade programas sobre meio ambiente, educação física e brincadeiras para crianças. Um curso básico de formação em audiovisual e oficinas de produção de cenários também contemplam a iniciativa.

A TV on-line já está disponível no canal do YouTube do MDDF, por meio do link https://bit.ly/2QUWPOh.

Conheça mais sobre o MDDF em www.mddf.org.br/.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "TV Web das Favelas vai contar histórias das comunidades de SA"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *