Mauá traz propostas e soluções na Engenharia e Mobilidade Urbana

82 0

26ª edição da Eureka será entre os dias 6 a 8 de novembro; gratuita e aberta ao público em geral

Da Redação – Tradicionalmente, a Eureka é um dos eventos mais esperados pela comunidade acadêmica e sociedade em geral por apresentar propostas e soluções dos formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para os mais variados problemas das grandes cidades e do campo.

Devido à pandemia, neste ano, em sua 26.ª edição, o evento será totalmente    on-line, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, de 06 a 08 de novembro, totalmente gratuito e aberto ao público. 

Entre as propostas, inspiradas nas diretrizes dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU), os alunos apresentarão projetos para potencializar e criar soluções nas áreas de Engenharia Civil e Mobilidade Urbana, como estes.

*Pavimento de concreto permeável em áreas urbanas

Vantagens: Trata-se de uma forma sustentável de minimizar a impermeabilização do solo que ocorre nas grandes cidades e drenar as águas da chuva de uma maneira rápida, reduzindo as enchentes e com menor impacto ambiental, promovendo uma permeabilidade eficiente no solo. Além disso, a água infiltrada no pavimento pode ser direcionada para algum reservatório com o objetivo de utilizá-la para a lavagem de áreas comuns, como calçadas, estacionamentos etc.

Demonstração: Sim. É possível ser feito um protótipo do pavimento de concreto permeável para demonstrar o volume de água que penetra no pavimento por minuto e um protótipo do pavimento de concreto convencional para comparar, permitindo, dessa forma, às pessoas observarem que a água infiltrada pelo pavimento de concreto permeável será direcionada gradativamente para a rede de drenagem ou infiltrada no próprio solo.

*Jardins de chuva: uma proposta para o município de São Paulo

Vantagens: A finalidade do projeto é fornecer uma alternativa barata e fácil de ser aplicada para reduzir a taxa de alagamentos e inundações em São Paulo. Com a implantação de um jardim de chuva, agrega mais um tipo de destino do escoamento superficial, aumentando a absorção da água na cidade.

Demonstração: Há alguns jardins de chuva instalados no Brasil e também no exterior. É possível simular uma obra de movimentação de terras e criação de camadas. Além de trazer um lugar mais agradável para as pessoas viverem com mais verde e natureza, o projeto também diminui alagamentos na região beneficiada com a construção do jardim de chuva.

*Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para monitoramento de obras

Vantagens: Trata-se de um sistema capaz de monitorar estruturas, proporcionando à empresa responsável identificar possíveis alterações no comportamento estrutural de forma contínua, em tempo próximo do real. Dessa forma, os responsáveis são alertados e podem fazer uma inspeção local para evitar que situações mais críticas ocorram, como acidentes.

Demonstração: Os dispositivos do sistema proposto ainda estão em desenvolvimento e  eventualmente serão instalados na ponte estudada. É possível adaptá-los a fim de montar um protótipo que possa ser demonstrado.

*Inspeção de patologias nas estruturas de concreto armado com utilização de drones e inteligência artificial

Vantagens: O projeto visa melhorar a eficácia das inspeções em estruturas de concreto armado, como pontes e viadutos,  além de  melhorar a padronização da detecção das patologias e aumentar a durabilidade da estrutura.

Demonstração: Há vídeos, gravados por meio de um drone, em que a inteligência artificial foi capaz de detectar boa parte das fissuras de maneira satisfatória.

*Racionalização do canteiro de obra, utilizando sistema modular e ações que reduzam o impacto ambiental

Vantagens: O projeto tem como foco a criação de um sistema modular para elementos de canteiro de obra. Os módulos são feitos de madeira plástica, um material sustentável, durável e resistente, que permite maior conforto aos colaboradores e estética harmônica à obra. Além disso, eles contarão com um sistema de dobradiças que permite agilidade e facilidade no transporte, montagem e desmontagem.

Demonstração: Sim, por meio de vídeos. Para a construção dos módulos foi feito o contato com uma empresa fornecedora do material que seria a responsável por fabricar os módulos, uma vez que possui experiência com a fabricação de elementos parecidos. O sistema de dobradiça foi inspirado em construções feitas no exterior.

*Sistema inteligente de previsão de alagamentos

Vantagens: Eficiente para ajudar os moradores e as Prefeituras a minimizarem os prejuízos causados por inundações e enchentes de modo automático por meio de modelos computacionais e do envio de alertas com antecedência aos moradores.

Demonstração: Sim. Além do modelo de previsão de alagamento, o projeto também é constituído da limpeza e tratamento dos dados históricos, a fim de corrigir faltantes ou considerados incorretos.

*Inteligência para Transporte Público

Vantagens: Trata-se de uma ferramenta de informação (dashboard) que monitora as demandas de uma frota de veículos –  no caso,  as linhas de ônibus da SPTrans -, utilizando dados de GPS e enriquecendo com outras informações, como datas e locais de eventos, informações meteorológicas e o trânsito na cidade. Além disso, por meio de inteligência artificial, é possível realizar um controle da frota, indicando se é necessário mais ou menos ônibus em cada linha. Usuários e gestores do transporte público em São Paulo serão beneficiados, mas o sistema pode ser aplicado em frotas de entrega ou carros de aluguel, por exemplo.

Demonstração: Sim. Basta compartilhar a URL do dashboard. Vale lembrar que o dashboard de gerenciamento monitora em tempo real as condições das linhas, trânsito, eventos e clima. Então, pode ser usado para melhorar o desempenho das tomadas de decisões dos gestores da SPTrans. A eficácia depende do uso da ferramenta.

*Wetlands construídos: uma alternativa para o tratamento de efluentes domésticos no Brasil

Vantagens: A finalidade do projeto é estudar a aplicação do sistema Wetland (Sistema de tratamento de  esgoto que utiliza apenas plantas) como alternativa para facilitar a universalização do  tratamento de esgoto no Brasil de forma sustentável. Além de colaborar com a proteção da  qualidade dos recursos hídricos, principalmente em áreas de mananciais ocupados  (Guarapiranga). Para isso, foi realizado um estudo de caso para a região de Engenheiro Marsilac/SP.

Demonstração: O trabalho não possui uma estação-piloto ou uma maquete. O projeto é um estudo bibliográfico com um estudo de caso com dimensionamento. Essa tecnologia tem potencial para ser aplicada em municípios com até 15.000 habitantes que não possuem coleta e tratamento de esgoto adequados. Essa solução pode ser aplicada no tratamento dos esgotos de loteamentos sustentáveis não atendidos pelo sistema público de esgotos.

*Seleção de empreendimento residencial utilizando inteligência artificial

Vantagens: Desenvolver um algoritmo de machine learning (inteligência artificial) para auxiliar as incorporadoras a decidirem qual empreendimento construir, com base na localização do terreno, extremamente importante para o mercado imobiliário.

Demonstração: Sim. É possível realizar a demonstração.

Serviço – EUREKA 2020, de 6 a 8 de novembro. Em 06.11 (sexta-feira), as apresentações acontecem das 13 h às 17 h e das 18 h às 22 h. Em 07 e 08.11, elas se concentram das 10 h às 14 h e das 15 h 30 às 19 h 30.  Local: On-line Mais informações e inscrições: eureka.maua.br Participação gratuita

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mauá traz propostas e soluções na Engenharia e Mobilidade Urbana"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *