Mauá fatura pela 4ª vez o Prêmio CRQ IV na categoria Engenharias da Química

75 0

Projeto traz formas de reduzir e eliminar a geração de dióxido de carbono, visando evitar impactos sobre a atmosfera do planeta e a saúde humana

Da Redação – Pela quarta vez, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) conquista o Prêmio CRQ IV na categoria Engenharias da área Química com o trabalho “Reciclagem eletroquímica de dióxido de carbono com produção de etileno”, realizado pela equipe do Laboratório de Micro-ondas, com especial dedicação das alunas Camilla Fernandes, Flávia Yumi Tsushima do Nascimento e Vanessa Cassano Zocchio, e sob a orientação do professor Luiz Alberto Jermolovicius que, pela quarta vez, tem um trabalho eleito no Prêmio CRQ-IV (2009, 2013, 2016 e 2020). O Prof. Jermolovicius liderou o projeto até 2019, quando se aposentou.

A pesquisa vencedora do prêmio apresenta formas de reduzir e até eliminar a geração de dióxido de carbono (CO2), visando evitar impactos sobre a atmosfera do planeta e a saúde humana. “O trabalho apresenta um método de reciclagem química do CO2, utilizando-o para a produção de etileno por meio de redução eletroquímica, com potencial obtenção de ganhos ambientais e econômicos. A viabilidade técnica para a produção do etileno foi comprovada em laboratório, mas são necessários estudos mais aprofundados para se determinar o custo efetivo de uma produção em larga escala”, detalha Jermolovicius.

Prêmio CRQ-IV

Lançado nos anos de 1970,  o Prêmio CRQ-IV é uma iniciativa para estimular a pesquisa entre os estudantes de cursos técnicos e superiores da área Química, ministrados no Estado de São Paulo. Com o regulamento publicado entre setembro e outubro, o prêmio está dividido em três modalidades: Química de Nível Médio, Química de Nível Superior e Engenharias da área Química.

O Plenário do Conselho definiu os vencedores da edição 2020 do Prêmio CRQ-IV em sessão realizada em 25 de agosto.  O autor (ou autores) do trabalho vencedor em cada modalidade receberá (ou receberão) R$ 6 mil, cabendo outros R$ 4 mil ao orientador. A data e a forma de entrega dos certificados e da premiação em dinheiro ainda serão definidas. Cópias dos trabalhos ficarão disponíveis na Biblioteca do CRQ-IV para consulta. O concurso público teve um total de 17 trabalhos inscritos, sete dos quais na modalidade Engenharias da área Química. Concorreram, ainda, seis trabalhos de Química de Nível Médio e quatro de Nível Superior. 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 58 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.  O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 54 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mauá fatura pela 4ª vez o Prêmio CRQ IV na categoria Engenharias da Química"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *