Mauá amplia suspensão das aulas para a rede estadual em 2020

89 0

Cidade já tinha adiado retorno das atividades presenciais nas escolas municipais ao próximo ano letivo

Da Redação – Depois de suspender as atividades presenciais na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Mauá oficializou na quinta-feira (3) que também não retornará as aulas nas escolas estaduais em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A cidade é a primeira na Grande São Paulo a comunicar o retorno dos trabalhos pedagógicos somente a partir do próximo ano letivo, enquanto utiliza plataformas digitais e apostilas em casa.

Segundo o governo, a decisão foi tomada após consultas a profissionais da Saúde e da Educação, além de pais e alunos. O Paço avaliou que não é possível retomar o tempo perdido apenas nos meses de outubro e novembro, sem expor nossos jovens e consequentemente suas famílias ao coronavírus, visto que a pandemia ainda é uma realidade no país.

Em estudo elaborado pelo Hospital Infantil de Washington (Estados Unidos), crianças infectadas podem transmitir a Covid-19 durante semanas, mesmo que não apresentem sintomas da doença. A pesquisa corrobora com a publicação do “Journal of Pediatrics”, revista científica de pediatria, após análise do Hospital Geral de Massachusetts, na qual as crianças têm maior carga viral do Sars-CoV-2 do que adultos hospitalizados.

De acordo com a Prefeitura de Mauá, Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e docentes se manifestaram favoráveis à medida. Os conselhos nacional e municipal de Educação também endossaram a suspensão das atividades presenciais.

Transporte

A Prefeitura de Mauá confirmou que a Suzantur, empresa responsável pelos itinerários municipais de ônibus terá de repor 100% da frota operacional às ruas, após reduzir a circulação de veículos no início da pandemia. Em decisão do juiz Rodrigo Soares, da 5ª Vara Cível, a concessionária tem até a meia-noite, de sexta-feira para sábado (5) para repor os coletivos nas linhas previstos em contrato.

Após receber o ofício do Paço, a Suzantur recorreu na Justiça pela sua suspensão, alegando impacto financeiro. No entanto, o magistrado lembrou que as orientações mundiais no combate ao coronavírus recomendam o distanciamento entre pessoas em ambientes fechados e, com o retorno gradual das atividades econômicas, os coletivos receberiam mais usuários, o que pode aumentar o risco de transmissão da Covid-19.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mauá amplia suspensão das aulas para a rede estadual em 2020"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *